Família pede ajuda para mulher que depende de 20 doadores todos os dias
Às vésperas do Natal, data muito escolhida para reuniões e celebrações em família, os parentes mais próximos da enfermeira Viviane Almeida, de 30 anos, se programam para ficar no hospital. Viviane precisa de 17 a 20 doadores de sangue por dia para permanecer com condições de vida. Há 21 dias a enfermeira está internada na Santa Casa da Capital, onde recebe doses de plasma, em decorrência de uma doença chamada púrpura.
"Nosso Natal será na Santa Casa", compartilhou a dona de casa Evila Cristina, irmã de Viviane, na rede social Facebook.
A doença faz com que o organismo de Viviane apresente contagem de plaquetas abaixo do normal, fragmentos esses que são responsáveis pela formação de coágulos, portanto, participam do processo de coagulação sanguínea.
Estoque em baixa - No entanto, é comum que os estoques de bolsas de sangue sofram queda durante a época das festas de fim de ano. Nessa época também aumentam o número de acidentes nas estradas e vias urbanas, fazendo com que os feridos precisem, na maior parte das vezes, de doadores.
Para tentar sensibilizar o maior número de pessoas, a irmã dela, Evila, está recorrendo às redes sociais para conseguir doadores. Até agora, a estratégia tem dado certo, entretanto, o horário de funcionamento da hemorrede será reduzido nos próximos dias devido aos feriados de final de ano e ela está preocupada com a baixa resposta dos doadores.
“Estamos bastante apreensivos, pois hoje recebemos a triste notícia de que até sábado o procedimento será normal, mas nossa preocupação é de não termos doadores suficientes devido às festas”, conta Evila. Isso porque, até sábado, Viviane receberá a quantidade de plasma de que precisa, mas, depois disso, não se sabe se o estoque será suficiente devido à falta de doadores.
Horários para doação - Na Santa Casa, os doadores serão recebidos no horário normal de atendimento nos dias 22, 23 e 24, ou seja, das 7h às 17h. No dias 26 e 27, o atendimento será das 7h às 12h e, nos dias 29, 30 e 31, o atendimento volta a ser normal, das 7h às 17h. Por fim, nos dias 02 e 03 de janeiro é possível fazer doações de sangue das 7h às 12h.
No Hospital Universitário, será possível doar sangue das 7h às 12h nos dias 22, 23, 24, 26, 29, 30 e 31. Além do dia 25, não haverá atendimento nos dias 01 e 02 de janeiro.
No Hospital Regional, o horário também será normal nos dias 22, 23, 29 e 30: das 7h às 12h. No entanto, não haverá atendimento nos dias 24, 25, 26, 31, 01 e 02.
Em um vídeo, Evila pediu compaixão às pessoas e, em um gesto de amor ao próximo, doe sangue.
Confira: