ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Fora da hora de rush de ciclistas, Parque dos Poderes tem ação educativa

No começo da manhã e fim do dia, grupos de pedal aceleram e desrespeitam a sinalização

Aline dos Santos e Viviane Oliveira | 12/02/2023 09:51
Fora da hora de rush de ciclistas, Parque dos Poderes tem ação educativa
Paque dos Poderes teve ação educativa sobre regras para uso da área pública. (Foto: Henrique Kawaminami)

Fora dos horários de pico de circulação de pelotão de ciclistas, campanha de orientação foi às ruas do Parque dos Poderes neste fim de semana. O Campo Grande News acompanhou a ação no sábado e domingo. Ontem, a ação educativa foi realizada por 12 pessoas. Neste domingo, o efetivo caiu pela metade: seis.

O trabalho começou às 9h de hoje e a reportagem não avistou pelotão de bikes, somente um trio de ciclistas. Já em horários das 6h às 7h e começo da noite, grupos de pedal aceleram pelas vias do parque, desrespeitando sinalização de Pare e forçando a parada dos demais veículos, como registrado em vídeo na noite da última terça-feira (dia 7).

Apesar do horário em descompasso com o problema, o diretor executivo da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), professor Paulo Ricardo Nunez, defende a ação de conscientização.

Fora da hora de rush de ciclistas, Parque dos Poderes tem ação educativa
"Se tiver conscientização, todos vão dividir o mesmo espaço em harmonia", diz Paulo. (Foto: Henrique Kawaminami)

“Vamos fazer panfletos, campanhas no sábado, domingo, dias de semanas e chamar grupos de corrida e pedal para orientar e saber como eles podem nos ajudar. Mostrar para eles que também têm pessoas que ocupam o parque e não são atletas. Se a gente tiver conscientização, todos vão dividir o mesmo espaço em harmonia”, afirma Paulo.

De acordo com ele, antes da revitalização do parque, já havia grupos de ciclistas que treinavam no primeiro horário, antes de ir para o trabalho, e à noite, depois do expediente.

 “Que andem respeitando a sinalização e com velocidade controlada, acredito que a gente pode equalizar isso. Temos exemplos no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Como o espaço é público, todos têm o direito de usufruir”, diz o diretor executivo da Fundesporte.

Neste domingo, a Avenida do Poeta, no sentido a Afonso Pena, estava bloqueada. Sem atropelos, a via era compartilhada por pessoas circulando de bicicleta, patins, patinetes, triciclos, além de caminhada e corrida. Não havia irregularidade como pista de caminhada fechada por academias ou triciclos, cenas recorrentes em outros fins de semanas.

Com 255 hectares, sendo 75,64% área de reserva, o Parque dos Poderes recebeu investimentos de R$ 20 milhões para revitalização no ano passado.

Fora da hora de rush de ciclistas, Parque dos Poderes tem ação educativa
Parque dos Poderes foi revitalziado em 2022, ao custo de R$ 20 milhões. (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias