ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  11    CAMPO GRANDE 22º

Capital

De pista “particular” a pelotão de ciclista: parque tem emaranhado de confusão

Academia ao ar livre, local passou por revitalização ao custo de R$ 20 milhões

Aline dos Santos | 28/01/2023 10:55
De pista “particular” a pelotão de ciclista: parque tem emaranhado de confusão
Pista de caminhada foi tranformada em área particular de academia. (Foto: Direto das Ruas)

Após a primeira revitalização em quase quatro décadas, o Parque dos Poderes ganhou em 2022, ao custo de R$ 20 milhões, nova infraestrutura para acolher os praticantes de diversas atividades físicas em Campo Grande. Contudo, o uso questionável das ciclovias e pista de caminhada resulta em um emaranhado de confusão, numa realidade de ausência de regras e fiscalização.

Na manhã deste sábado (dia 28), o cenário era de pista de caminhada transformada em área particular para alunos de academia - como mostra imagem de mulher recebendo alongamento, atravessada no meio do caminho dos passantes, próximo à Avenida Mato Grosso.

De pista “particular” a pelotão de ciclista: parque tem emaranhado de confusão
Em frente à Governadoria, ponto de apoio de outra academia também fecha pista de caminhada. (Foto: Direto das Ruas)

Noutro ponto, em frente à Governadoria, a pista exibia uma mesa com caixa térmica, ladeada por mochilas, tênis, bicicletas, uma rodinha de pessoas e sinalizadores de que se tratava de ponto de apoio de outra academia.

A cena acontecia a poucos metros de estacionamento para os veículos, que neste sábado, dia sem expediente no Parque dos Poderes, estava vazio e, portanto, livre para uso desses frequentadores.

De pista “particular” a pelotão de ciclista: parque tem emaranhado de confusão
Mulher caminha na ciclovia, enquanto ciclista (sombra) aguarda. (Foto: Direto das Ruas)

Outro problema são as pessoas caminhando pela ciclovia no meio da avenida, área que deveria ser restrita para quem visita o parque sobre duas rodas.

O tema ciclista, aliás, é um capitulo a parte. Durante a revitalização, a escolha do governo foi de não utilizar quebra-molas, medida para permitir que os ciclistas de alto desempenho seguissem treinando pelas avenidas.

Já a ciclovia central, que conta com 11 mil metros e piso intertravado (usado para manter a permeabilidade da água da chuva), foi planejada para atender quem adota menor velocidade, como os que se deslocam para o trabalho e famílias que passeiam com crianças.

Porém, a circulação de pelotões com até 50 ciclistas em alta velocidade toma espaço dos veículos nas avenidas, além de representar perigo aos pedestres, principalmente crianças, e animais, lembrando que por ali passam capivaras, quatis, antas. O parque tem 255 hectares, sendo 75,64% área de reserva.

De pista “particular” a pelotão de ciclista: parque tem emaranhado de confusão
Acidente entre veículo e ciclista na tarde do dia 20, na Avenida do Poeta. (Foto: Direto das Ruas)

Acidente - No último dia 20, uma sexta-feira, ciclista se envolveu em acidente com veículo, na Avenida do Poeta, por volta do meio-dia.

“Acredito que o capacete tenha rachado, porque o rosto estava cheio de sangue. A bicicleta speed estava jogada no canteiro e quebrou ao meio”, diz o funcionário público João Rodrigues Júnior, 37 anos.

Ele conta que a bicicleta que aparece na fotografia é de uma pessoa que parou para ajudar. A imagem também mostra a vitima sendo protegida do sol forte com material improvisado.

Viatura da Polícia Civil passou na hora e os policiais organizaram o socorro. “Chegam certos horários, como 12h, 17h30 e 19h30, que é horrível para andar de bicicleta”, diz João.

De pista “particular” a pelotão de ciclista: parque tem emaranhado de confusão
Pista de caminhada (esquerda) fechada por grupo e pedestre na avenida. (Foto: Direto das Ruas)

Resultado –  Há uma semana, o Campo Grande News mostrou que trechos da ciclovia estavam fechados por bike para aluguel, cadeiras e mesas ao longo da Avenida do Poeta. A reclamação surtiu efeito e, neste sábado, não havia bicicletas de aluguel no meio da ciclovia. “O concorrente deixava tumultuando, mas hoje está certinho”, diz o responsável por um dos pontos.

Equipe do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é vista no sábado e domingo, pela manhã, somente colocando cones para fechar parte das vias para o trânsito de veículos no final de semana, mas sem qualquer outra atuação. A reportagem não conseguiu contato com o prefeito do Parque dos Poderes.

Nos siga no Google Notícias