ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Hospital do Amor leva exames gratuitos para mulheres em shopping da Capital

Papanicolau e mamografia serão feitas nos dias 18 a 20 de setembro; nesta quinta, especialistas tiram dúvidas

Por Natália Olliver e Antonio Bispo | 12/09/2024 13:20
Hospital do Amor leva exames gratuitos para mulheres em shopping da Capital
Papanicolau e mamografia serão feitas dos dias 18 a 20 de setembro (Foto: Marcos Maluf)

O Hospital do Amor vai oferecer, nos dias 18 a 20 de setembro, exames preventivos de autocuidado às mulheres, papanicolau e mamografia. Os testes são feitos de maneira gratuita, das 8h às 17h, no Shopping  Pátio Central, em Campo Grande. Apesar dos serviços serem apenas na próxima semana, a campanha começou nesta quinta-feira (12), com ‘plantão de dúvidas’ no primeiro piso do shopping.

Especialistas estão no local respondendo perguntas sobre os exames e cuidados preventivos até às 16h. Graziela Barbosa, enfermeira do hospital explica que para realizar os exames, as mulheres deverão fazer o agendamento prévio pelo site, mas que o atendimento também vai funcionar com encaixes.

A mamografia é feita por mulheres de 40 a 69 anos, já o papanicolau de 25 a 64. Para fazer é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Sobre o plantão de dúvidas, a enfermeira ressalta que muitas mulheres pararam para se informar.

"A aceitação está sendo maravilhosa, a gente já atendeu inúmeras mulheres e a gente pretende até o final da tarde esclarecer bastante dúvidas. Hoje nós estamos fazendo a abordagem para essas mulheres, para a gente estar esclarecendo, tirando um pouco os tabus que tem muito com relação aos exames de compressão, que é a dor e o desconforto do preventivo”.

Hospital do Amor leva exames gratuitos para mulheres em shopping da Capital
Graziela Barbosa, enfermeira do Hospital do Amor  (Foto: Marcos Maluf)

As mulheres poderão ser atendidas na carreta da campanha ou na unidade fixa no bairro Aero Rancho. Segundo Graziela, na hora da abordagem, elas ficam pensando em quantos anos deixaram de fazer os exames.

“A gente vê que às vezes por conta de correria, por conta do horário de trabalho, às vezes vai deixando passar e quando a gente vê o tempo está muito corrido e já se passaram alguns anos e a periodicidade desses exames são anuais, então elas precisam estar acompanhando. Quando a gente detecta alguma alteração, tanto no preventivo quanto na mamografia, a gente consegue correr contra o tempo fazer os exames necessários complementares até uma biópsia se necessário”.

Segundo ela, as chance de cura de um possível câncer, se diagnosticado no início da doença, é ‘gigantesca', acima de 95%.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias