Hospital Universitário realizará mutirão de câncer de pele em dezembro
Os atendimentos com dermatologistas especializados serão gratuitos
O Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai realizar no dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, mutirão de câncer de pele com atendimentos gratuitos para a prevenção e diagnóstico precoce.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realizará um mutirão de câncer de pele no dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, com atendimentos gratuitos voltados para a prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, que é a mais comum no Brasil. Especialistas em dermatologia estarão disponíveis para consultas e exames, enfatizando a importância do diagnóstico precoce, que pode aumentar significativamente as taxas de cura. O evento visa reduzir o tempo de espera para atendimentos e melhorar a saúde da comunidade, alertando sobre os principais sintomas do câncer de pele não melanoma, como lesões assimétricas e dificuldade de cicatrização.
Esse é considerado o tumor de maior incidência no Brasil, por isso, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Este tipo de câncer possui altas taxas de cura quando detectado precocemente.
O “Dia E” da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) será no ambulatório do Humap-UFMS, e contará com a presença de dermatologistas especializados, que realizarão consultas e exames de pele para detectar possíveis sinais suspeitos.
De acordo com a enfermeira da dermatologia do Humap, Luciana Vieira Della Santa, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a eficácia do tratamento.
“O câncer de pele, quando identificado em suas fases iniciais, tem alta taxa de cura. Com o mutirão, buscamos reduzir o tempo de espera dos pacientes e oferecer um atendimento mais ágil, contribuindo para a saúde da comunidade”, pontuou.
Os principais sintomas do câncer de pele não melanoma são: lesões assimétricas com bordas irregulares; sangramento fácil; difícil cicatrização; lesões ásperas ou brilhantes; e manchas com coloração escura ou múltiplas cores.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.