ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Hospital Universitário realizará mutirão de câncer de pele em dezembro

Os atendimentos com dermatologistas especializados serão gratuitos

Por Izabela Cavalcanti | 06/11/2024 07:37
Fachada do Hospital Universitário, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Fachada do Hospital Universitário, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai realizar no dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, mutirão de câncer de pele com atendimentos gratuitos para a prevenção e diagnóstico precoce.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realizará um mutirão de câncer de pele no dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, com atendimentos gratuitos voltados para a prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, que é a mais comum no Brasil. Especialistas em dermatologia estarão disponíveis para consultas e exames, enfatizando a importância do diagnóstico precoce, que pode aumentar significativamente as taxas de cura. O evento visa reduzir o tempo de espera para atendimentos e melhorar a saúde da comunidade, alertando sobre os principais sintomas do câncer de pele não melanoma, como lesões assimétricas e dificuldade de cicatrização.

Esse é considerado o tumor de maior incidência no Brasil, por isso, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Este tipo de câncer possui altas taxas de cura quando detectado precocemente.

O “Dia E” da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) será no ambulatório do Humap-UFMS, e contará com a presença de dermatologistas especializados, que realizarão consultas e exames de pele para detectar possíveis sinais suspeitos.

De acordo com a enfermeira da dermatologia do Humap, Luciana Vieira Della Santa, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a eficácia do tratamento.

“O câncer de pele, quando identificado em suas fases iniciais, tem alta taxa de cura. Com o mutirão, buscamos reduzir o tempo de espera dos pacientes e oferecer um atendimento mais ágil, contribuindo para a saúde da comunidade”, pontuou.

Os principais sintomas do câncer de pele não melanoma são: lesões assimétricas com bordas irregulares; sangramento fácil; difícil cicatrização; lesões ásperas ou brilhantes; e manchas com coloração escura ou múltiplas cores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias