ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Inscrições para exposição na feira de economia criativa da UFMS estão abertas

Edital seleciona expositores e pequenos produtores para participar de feira durante o Integra UFMS 2024

Por Mylena Fraiha | 12/10/2024 08:49
Fachada do Mercado Escola da UFMS, onde acontecerá a feira criativa durante o evento científico (Foto: Divulgação)
Fachada do Mercado Escola da UFMS, onde acontecerá a feira criativa durante o evento científico (Foto: Divulgação)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (14) para a seleção de expositores e comerciantes que participarão da Feira da Economia Criativa, parte do evento Integra UFMS 2024. A feira ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro, no Mercado Escola da Universidade, durante o maior evento científico de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 15 barracas serão disponibilizadas para projetos e iniciativas voltadas à economia criativa. Podem participar projetos vinculados ao programa institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa; iniciativas de pesquisa ou extensão que desenvolvam produtos alimentícios, artísticos ou químico-farmacêuticos, feitos a partir de matérias-primas dos biomas Cerrado e Pantanal.

Também poderão participar os produtores da Feirinha Agroecológica da UFMS; comunidades tradicionais e povos originários; além de agricultores familiares, associações e empreendimentos solidários.

Os interessados devem acessar o site da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte para realizar a inscrição e indicar os produtos que pretendem comercializar. O edital com mais informações também está disponível na página, por meio deste link.

A professora Aline Gomes da Silva, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e coordenadora do Mercado Escola, destacou a importância do Integra UFMS como um espaço de integração entre a universidade e a comunidade externa.

Ela também ressalta que, além da troca de ideias e tecnologias desenvolvidas, haverá uma grande circulação de pessoas no Ginásio Moreninho e nas dependências do Mercado Escola. “Isso representa uma oportunidade de comercialização para os empreendedores, mas acima de tudo permitirá a integração da comunidade universitária e da sociedade, democratizando o acesso à produtos da agricultura familiar, empreendimentos solidários e economia criativa”.

Pioneiro - O Mercado Escola da UFMS é um projeto pioneiro no Brasil, sendo o primeiro mercado escola implantado por uma instituição de ensino superior no país. Inaugurado em 30 de setembro, o espaço tem como objetivo principal a comercialização de produtos da agricultura familiar, além de servir como um centro de estudos e venda de alimentos orgânicos e agroecológicos.

Localizado na Cidade Universitária, em Campo Grande, o Mercado Escola conta com laboratórios, salas de formação para boas práticas e um pátio coberto para exposições e vendas. O projeto recebeu um investimento de R$ 5 milhões e inclui um prédio principal com dois pavimentos, auditório, salas de aula e um pavilhão destinado à venda de produtos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias