Isaac recebe primeira dose de remédio para tratar nanismo
Os pais do menino aguardavam desde fevereiro o recurso para adquirir o medicamento
O menino Isaac, de 4 anos, finalmente conseguiu ter acesso ao medicamento, Voxzogo, para tratar acondroplasia, um tipo de nanismo. A primeira dose foi aplicada na noite de ontem (30) e o momento foi um misto de alegria, emoção e recomeço para a mãe Karina Falchi dos Santos.
O remédio é indicado para auxiliar, principalmente, no crescimento dos ossos, além de melhorar diversos problemas de saúde, provocados pela doença. O tratamento completo custa aproximadamente R$ 24 milhões e precisa ser aplicado uma dose a cada dia. O primeiro lote recebido dá acesso a seis meses de aplicações diárias.
Conquista – Os pais aguardavam desde fevereiro o recurso para adquirir o medicamento. No entanto, a decisão que obriga a União a repassar R$ 1.150.800 para a família comprar o medicamento não havia sido cumprida, em maio, mês em que venceu o prazo para cumprir o acordo.
O remédio é novo no mercado e foi autorizado no Brasil no dia 29 de novembro do ano passado. Ele ainda não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a espera pelo medicamento, Isaac já tinha começado a apresentar comorbidades do transtorno. O menino já está com perda de audição por conta de otites de repetição.