ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

“Já tinha acontecido isso”, diz tia de jovem que morreu ao vomitar sangue

Lucas Santana Ifran, de 28 anos, passou mal durante partida de futebol e chegou à UPA sem vida

Por Antonio Bispo e Bruna Marques | 27/01/2025 08:55
“Já tinha acontecido isso”, diz tia de jovem que morreu ao vomitar sangue
Amigos e familiares durante velório de Lucas, no cemitério Jardim das Palmeiras (Foto: Henrique Kawaminami)

Abalados com a morte do jovem Lucas Santana Ifran, de 28 anos, familiares relataram que essa não tinha sido a primeira vez que ele havia vomitado sangue. O rapaz morreu na noite de sábado (25), enquanto jogava bola em um campo no bairro Vila Nasser, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Lucas Santana Ifran, de 28 anos, morreu durante um jogo de futebol em Campo Grande, após vomitar sangue. Segundo familiares, ele já havia passado mal antes, mas foi informado que não era grave. Lucas era saudável, não consumia álcool ou drogas. Durante o jogo, após uma dividida, ele começou a vomitar sangue e morreu a caminho da UPA. A família critica a demora do Samu e alerta para a importância de procurar atendimento médico ao perceber sintomas graves. O caso foi registrado como morte decorrente de fato atípico.

Durante velório do barbeiro realizado na manhã desta segunda-feira (27), no cemitério Jardim das Palmeiras, a tia de Lucas, Nice Santana, de 52 anos, contou ao Campo Grande News que, em outra ocasião, o sobrinho passou mal e vomitou sangue, mas ao ser levado para atendimento médico foi informado de que “não era nada”.

“Nada a ver com a partida de futebol, acho que já ia acontecer alguma coisa com ele. Ele já tinha algo que vai ser esclarecido. A primeira vez aconteceu há uns 6 meses”, disse.

“Já tinha acontecido isso”, diz tia de jovem que morreu ao vomitar sangue
Nice Santana, tia de Lucas, durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Henrique Kawaminami)

A chefe de cozinha afirmou, ainda, que o jovem era atleta e fazia academia, além de não consumir álcool e drogas, tendo uma vida bastante ativa e saudável. Durante o ocorrido na partida de futebol, Nice relatou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas por ficarem fazendo muitas perguntas, decidiram colocá-lo no carro e levá-lo até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, onde já chegou sem vida.

“A médica ficou surpresa pelo o que tinha acontecido, mas achou pouco para ter causado a morte dele. Chegou sem batimento e com a pupila dilatada. O tanto de sangue que saiu da boca e do nariz dele era 3 minutos para vir a óbito”, contou.

Com a perda, a familiar aproveita para alertar outras pessoas, principalmente homens, para que procurem atendimento médico quando perceberem algum sintoma mais grave.

“Homem tem resistência de ir ao médico. Ele não tinha ido fazer exames. Essa é uma grande perde pra gente. Uma pessoa para se espelhar. Era bom caráter, humilde e trabalhador”, destacou.

O velório de Lucas acontece até as 9h30 desta segunda-feira (27), quando será sepultado no mesmo local. O endereço do cemitério é Avenida Tamandaré – 6856, Vila Nasser.

Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que foi realizada solicitação de socorro para atender o rapaz e enviou uma unidade de suporte avançado para atender a ocorrência.

"No entanto, ainda durante a ligação que resultou no acionamento da equipe, a solicitante pediu o cancelamento do atendimento, informando que levaria o paciente por meios próprios até uma unidade de saúde. É importante destacar que a equipe já havia sido mobilizada e estava em deslocamento ao local com urgência, mas o cancelamento foi solicitado pela própria pessoa que acionou o serviço", finalizou a nota.

“Já tinha acontecido isso”, diz tia de jovem que morreu ao vomitar sangue
Lucas Santana trabalhava como barbeiro e morreu aos 28 anos (Foto: arquivo pessoal)

O caso - De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo tio da vítima, ele estava jogando futebol com os amigos quando houve uma dividida de bola e um dos jogadores do time adversário bateu com a mão no peito de Lucas.

Imediatamente o rapaz parou e pediu falta. Ele então se abaixou e começou a vomitar sangue. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e Lucas encaminhado para a unidade de saúde onde foi medicado, mas não apresentou melhora e acabou morrendo às 21h20.

No entanto, ao Campo Grande News, um familiar do rapaz afirma que não houve socorro. Ele alega que Lucas ficou agonizando por 15 minutos à espera do Samu, que não compareceu ao local, contrariando o que foi registrado no boletim de ocorrência.

"Ele foi levado pela família até a unidade de saúde onde não foi medicado, porque chegou morto", disse o parente que não quis se identificar.

O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol como morte decorrente de fato atípico.

(*)Matéria editada às 7h05 de 28 de janeiro de 2025 para acréscimo de nota

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias