Mesmo com novos procuradores, município terá 13,4 mil processos para cada um
Hoje, 14 defensores da prefeitura tomaram posse, que se somam a 21 já em atuação em 470 mil processos
A Prefeitura de Campo Grande deu posse hoje a 14 procuradores municipais. Deles, cinco já atuam desde 2020, mas não tiveram cerimônia devido à pandemia de covid-19, e outros dois são mulheres.
O município, apesar de contar com 35 advogados próprios (21 já em atividade e 14 empossado hoje) – chamados de procuradores – sofre com a falta de mão de obra para acompanhar processos judiciais e recentemente, por não atender prazo, teve recursos bloqueados.
Conforme apurado pela reportagem, há cerca de 470 mil ações na Justiça cuja parte é a prefeitura. Ou seja, são 13.428 processos para cada um deles acompanhar, caso haja uma divisão equilibrada.
Assumindo o cargo hoje, Gabriel Lázaro Paiva Rezende, 37, afirma que está muito animado para começar a atuar porque sempre quis ser procurador. “Estou pronto para contribuir com todas as políticas públicas e melhorar ainda mais esta cidade maravilhosa”, sustentou.
A atual posse decorre de concurso aberto em 2019 e cuja fase de seleção e resultado durou 20 meses. Desde 1998, não era realizado concurso para a categoria. “De fato, a Procuradoria-Geral do Município demorou bastante para realizar um novo concurso, precisava de recursos humanos, visto que é uma carreira de extrema importância para todas as políticas públicas do município”, citou Gabriel.
Maysa Kozloski, 34 anos, é uma das mulheres procuradoras e afirma que as expectativas são altas para o cargo. “Passamos uma boa parte da nossa vida nos dedicando aos estudos para concursos, o que exige muita abdicação pessoal e familiar. Estou ansiosa para contribuir de forma significativa com a procuradoria, o município e a coletividade”, afirmou.
A posse ocorre em salão da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) e o procurador-geral do município, Alexandre Ávalo, lembrou das dificuldades da pandemia. “Muitos de vocês que tomaram posse naquele momento e passaram meses sem conhecer pessoalmente os colegas de trabalho. Só depois de muitos meses, sem máscaras, foi possível se verem sem restrições”.
A Prefeitura de Campo Grande informou são 33 procuradores nomeados atuando e há cerca de 200 assessores, bacharéis em Direito, que auxiliam nas demandas judiciais. Os 35 informados na matéria são os que constam no site da Procuradoria Municipal, mas dois não fazem mai parte do quadro.
Matéria editada às 14h21 de 05 de maio de 2023 para acréscimo de retorno da prefeitura.