ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Mudança em linhas gera confusão, mas já desafogou Terminal Morenão

Equipes do Consórcio Guaicurus e da Agetran estão espalhadas pelos quatro terminais mais afetados para orientar passageiros

Anahi Zurutuza e Clayton Neves | 06/02/2020 07:03
Terminal Morenão, sempre cheio, será desafogado com mudanças em linhas, segundo Consórcio Guaicurus (Foto: Henrique Kawaminami)
Terminal Morenão, sempre cheio, será desafogado com mudanças em linhas, segundo Consórcio Guaicurus (Foto: Henrique Kawaminami)

Mudanças nas linhas do transporte coletivo em Campo Grande geraram confusão, mas equipes do Consórcio Guaicurus e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito estão espalhadas pelos quatro terminais mais afetados – Guaicurus, Morenão, Hércules Maymone e Bandeirantes – para dar orientações. Para sanar qualquer dúvida, usuários só precisam procurar as pessoas com coletes azuis e laranja, ou com o uniforme da Agetran.

Segundo Francisco Lima, da Pait Consultores -empresa de consultoria em transportes contratada para executar as alterações-, nas primeiras horas da manhã, já foi possível sentir o reflexo no Terminal Morenão, por exemplo. A plataforma é uma das mais importantes da Capital, distribui as linhas vindas dos bairros da região sul, a mais populosa da cidade, para os outros quatro cantos.

“Naturalmente os passageiros estão migrando a linha 070 para a 075, o que é um facilitador para quem precisa ir para a região da Avenida Eduardo Elias Zahran ou até o Terminal General Osório. Antes, precisavam fazer a transferência no Morenão, agora não é preciso mais e já deu menos movimento lá”, detalha. Francisco afirma que, porém, a medição dos resultados das mudanças só será possível ser feita com o passar dos dias.

A partir desta quinta-feira (6), a linha 075 fará ligação do Terminal Guaicurus, no sul da Capital, e General Osório, no norte da cidade, via Terminal Hércules Maymone, em frente à escola estadual de mesmo nome. Os ônibus passarão também pela Rua Ceará de segunda a sexta das 5h às 19h, aos sábados das 5h às 14h, não passando mais pelo Terminal Morenão.

Segundo o Consórcio Guaicurus, também as linhas 105, 106, 107, 108, 109, 114, 116, 117, 141 e 518 terão alteração de itinerário e horários. A linha 077 será incorporada pela 070; a 088 será incorporada pela 061 e a 113 será incorporada pela 107.

"Coletes laranja e azuis" dão orientações para passageiros no Terminal Guaicurus (Foto: Henrique Kawaminami)
"Coletes laranja e azuis" dão orientações para passageiros no Terminal Guaicurus (Foto: Henrique Kawaminami)

Os passageiros – A costureira Suzana Ratier, de 38 anos, reclama, mas entende que se trata só de um momento de transição. “Hoje está tudo atrapalhado, a gente não sabe direito onde parar e os horários”. Ela saiu de casa cedo para levar os filhos, de 6 e 9 anos, à escola e procurava alguém para tirar dúvidas no Terminal Guaicurus.

A merendeira Rosa Maria Gomes de Almeida, 44 anos, tem a mesma opinião da outra passageira. “Vai dar muito transtorno e dor de cabeça”.

Ela conta que o problema não é só nos terminais, mas nos pontos dos bairros. A linha Paulo Coelho Machado, usada pelos moradores do bairro de mesmo nome, sofreu mudanças, por exemplo. “Tinha o A e B, mas incorporaram uma delas em outra linha. Aí hoje tinha muita gente esperando em ponto que o ônibus não ia mais passar. O povo ficou sem saber”, observou a merendeira.

Rosa faz outro alerta. “No dia 17, quando e voltam as aulas da rede estadual, vai ser uma confusão, porque eles [estudantes] são muito distraídos”. A merendeira, contudo, comemora a ligação direta da linha 114 ao Centro. “Ficou muito bom”.

Neste caso citado por Rosa, os ônibus saem do Paulo Coelho Machado, passam pelo Terminal Guaicurus e vão até o Centro. A linha vai operar de segunda a sexta das 5h às 19h, aos sábados das 5h às 14h.

Francisco Lima admite que alguns passageiros estão confusos e resistentes, mas acredita que aos poucos, vão se adaptar.

Movimentação no Terminal Guaicurus, um dos mais afetados (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação no Terminal Guaicurus, um dos mais afetados (Foto: Henrique Kawaminami)

Confira todas as mudanças: 

075 – Guaicurus / Term. Gal. Osório via term. Hércules Maymone – passa a operar direto pela Rua Ceará, de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, não integrando no Term. Morenão;
077 – Será incorporada pela linha 070;
088 – Será incorporada pela linha 061;
089 – Guaicurus Expresso – mantém itinerário com operação compartilhada com as novas linhas 114 e 116;
105 – Paulo Coelho Machado – passa a operar em sentido único, de segunda a domingo, em tempo integral;
106 – Será incorporada pela linha 117;
107 – Centro Oeste / Bálsamo – incorporou a linha 113;
108 – Los angeles / Guaicurus – passa a operar de segunda a sexta após às 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
109 – Vespasiano Martins / Uirapuru – opera de segunda a domingo em sentido único em tempo integral;
113 – Será incorporada pela linha 107;
114 – Paulo Coelho Machado / Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;
116 – Los Angeles / Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;
117 – Ramez Tebet/ Cohab – incorporou a linha 106 e opera todos os dias em tempo integral;
141 – Paulo Coelho Machado / term. Guaicurus via Rua Catiguá – vai operar de segunda à sexta após as 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
518 – Vivendas do Parque / term. Hércules Maymone – incorporou parte do itinerário da linha 075 todos os dias em tempo integral.

Nos siga no Google Notícias