ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 34º

Capital

No ‘coração’ da Capital, nova Casa da Saúde abre nesta quarta-feira

Prédio foi inaugurado com estrutura moderna e centralizada para atender pacientes de todas as regiões

Por Gabriela Couto | 20/08/2024 17:17
Governador Eduardo Riedel (PSDB) descerrou a placa de inauguração do prédio (Foto: Paulo Francis) 
Governador Eduardo Riedel (PSDB) descerrou a placa de inauguração do prédio (Foto: Paulo Francis)

Começa a funcionar nesta quarta-feira (21), às 7h, a nova Casa da Saúde, em Campo Grande. Com estrutura moderna, o serviço de entrega de medicamentos do SUS (Sistema Único de Saúde) será na Rua Dom Aquino, número 1.789, quase esquina com a rua Rui Barbosa.

O governador, Eduardo Riedel (PSDB), destacou durante o lançamento da estrutura que a localização foi crucial na escolha do imóvel, que está a poucas quadras da Praça Ary Coelho, no coração da Capital, onde há intenso fluxo de transporte público. A nova sede é alugada, o contrato inicial é de 60 meses com valor de R$ 21 mil por mês.

“É um espaço absolutamente central, com muita disponibilidade de transporte público, de estacionamento para veículos. As pessoas podem sair daqui e ter acesso a diferentes pontos de deslocamento. É um espaço confortável, de fácil acesso e que vem se modernizando”, pontuou.

Além disso, o fluxo no atendimento foi estruturado para dar maior celeridade para a população. "Com o agendamento, que facilita a vida das pessoas que vêm aqui, o tempo médio de espera não está ultrapassando 30 minutos, isso é muito importante”, destacou. Por dia, cerca de 350 a 400 pessoas vão até a Casa da Saúde.

Também foi destacado pelo secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a possibilidade de receber o medicamento no conforto da residência. “O programa Remédio em Casa é um contrato que o Governo do Estado tem com uma empresa terceirizada que realiza a entrega dos medicamentos no domicílio do paciente. Para isso basta que ele, ao vir a Casa da Saúde, solicite que a medicação dele seja a entrega em casa. Ele preenche o cadastro, renova o seu cadastro garantindo que o endereço esteja correto. A empresa faz o contato direto com ele para marcar o horário da entrega e para que a viagem possa obter sucesso”, explicou.

Estoque de remédios está em local seguro de armazenamento (Foto: Paulo Francis)
Estoque de remédios está em local seguro de armazenamento (Foto: Paulo Francis)

Casa da SaúdeNa Casa da Saúde, são disponibilizados os medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica do SUS (Sistema Único de Saúde), rol específico definido pelo Ministério da Saúde. Por dia, a Casa da Saúde atende e possui uma média de 31 mil pacientes cadastrados no componente especializado.

 Na nova sede, haverá também uma mudança na forma de atendimento. Atualmente, o paciente chega a Casa da Saúde, retira uma senha, aguarda o atendimento individual e depois deste atendimento ele é encaminhado para a Farmácia, onde retira seus medicamentos.

No prédio novo, haverá a distribuição das senhas, mas durante o atendimento individual, o mesmo servidor que dará assistência ao paciente já fará também a entrega dos remédios, diminuindo um passo no atendimento.

O atendimento aos usuários é de segunda a sexta-feira das 7h às 16h, com distribuição de senhas para atendimento das 7h às 15h30. Para atendimento de protocolo (primeiro cadastro), as senhas são distribuídas das 7h às 10h, período matutino, e das 13h às 15h, no período vespertino.

Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, falando com servidores no local de atendimento (Foto: Paulo Francis)
Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, falando com servidores no local de atendimento (Foto: Paulo Francis)

Remédio em Casa - Atualmente são mais de 31 mil pacientes ativos em Mato Grosso do Sul, aptos a receber medicação via Casa da Saúde. Destes, 10.269 recebem medicamentos por meio do programa "Remédio em Casa", criado em 2022 (incluindo os casos de judicialização).

Para fazer parte do programa é preciso preencher um termo de adesão. O cadastro é feito em unidades de saúde, no caso dos moradores do interior, e na Casa da Saúde para quem vive na Capital. Vale destacar que o programa não entrega medicamentos controlados que dependem de receita médica a cada retirada, por isso o foco nos remédios voltados ao controle de doenças crônicas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias