No Dia D contra sarampo, movimento foi tranquilo em posto de saúde
Na segunda etapa da campanha, meta é imunizar jovens de 20 a 29 anos de idade, 9,4 milhões em todo o País
Hoje, no Dia D da vacinação contra sarampo, a movimentação é tranquila nos postos de saúde de Campo Grande. Teve gente que aproveitou sábado justamente para não enfrentar fila durante a semana.
Até agora (de janeiro a novembro de 2019), em torno de 25% desse público se vacinou. A meta da segunda fase da campanha é vacinar 9,4 milhões de adultos jovens.
Neste sábado, a convocação é voltada para os jovens de 20 a 29 anos, a faixa etária com maior número de casos da doença no País. Na primeira fase, o Dia D foi 25 de outubro, com imunização de crianças de seis meses de idade a menores de 5 anos.
No CRS (Centro Regional de Saúde) no Bairro Tiradentes, a movimentação era constante, mas, com pouca fila.
A advogada Ana Carolina dos Santos Benitez, 28 anos, foi avisada por amiga, que é enfermeira e aproveitou a folga para ir ao posto. “Eu me preocupo muito, tomar vacina é importante para evitar doenças”.
A profissional de RH, Bheatriz Lopes, 25 anos, soube do Dia D no trabalho. Ela foi ao posto, mas não precisou tomar a dose, pois a carteira de vacinação está em dia.
A mesma situação aconteceu com a estudante de Ester Nascimento Souza da Silva, 25 anos, que está atualizada com a vacinação. Ela diz que sempre se preocupou com a imunização, pois viaja constantemente. A última foi para o Amazonas.
Todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família estarão abertas durante o Dia D até às 17h para vacinação.
Na primeira etapa, em Campo Grande, foram imunizadas 2,9 mil crianças de 7 a 25 de outubro. A vacinação para esse grupo foi liberada no final de setembro e está sendo chamada de dose zero, já que a primeira dose, pelo calendário vacinal, é aplicada quando a criança completa 12 meses de idade.