Núcleo da polícia irá acompanhar casos que vão desde meio ambiente a drogas
Uma das atribuições do núcleo é elaborar anuário com os resultados das investigações, por região do Estado
A Polícia Civil criou o NIC (Núcleo Institucional de Cidadania) para atenção especial a temas sensíveis que vão desde a violência contra idoso a conflitos agrários. A portaria, assinada pelo delegado-geral, Roberto Gurgel, foi divulgada nesta quarta-feira (13), no DOE (Diário Oficial do Estado).
A intenção é acompanhar as investigações de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, violência contra idosos, crianças e adolescentes, igualdade racial, LGBTQIA+, povos indígenas, pessoas com deficiência, crimes contra o meio ambiente, consumidor, drogas, homicídios, pessoas desaparecidas e conflitos agrários.
O núcleo deverá elaborar anuário com os resultados das investigações, por região do Estado e global, além de produzir relatório semestrais dos boletins de ocorrência registrados, inquéritos policiais instaurados e relatados, termos circunstanciados de ocorrências, dentre outros.
Também deverá ser criado grupo de trabalho para planejamento e execução de cursos, palestras e capacitações sobre a temática, para padronizar os atendimentos, primando pela agilidade e eficiência das investigações.
Ainda propor parcerias, ações conjuntas, estratégias comuns e convênios com órgãos públicos e iniciativa privada, para o desenvolvimento de programas e projetos de enfrentamentos relativos aos temas descritos acima. O núcleo será chefiado por um delegado de Polícia, de Classe Especial.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.