Objeto cintilante flagrado no céu de Campo Grande chama atenção de moradores
Objeto avistado por moradora é uma estação espacial localizada na órbita baixa da Terra, a 400 km de altitude
A empresária Elainy Layne, 36 anos, foi surpreendida por um objeto cintilante sobrevoando o céu de Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (16), no Bairro Taveirópolis. O objeto misterioso, no entanto, se trata de uma ISS (Estação Espacial Internacional), que está localizada na órbita baixa da Terra, a 400 km de altitude.
De acordo com o relato da empresária, ela estava na varanda da casa onde mora, na companhia de uma amiga, quando de repente as duas avistaram o objeto. Elainy conta que a cena chamou atenção pela cor brilhante, formato e maneira que se movimentava no céu.
"O que era não sei, mas me chamou atenção porque nunca tinha visto. A cor era diferente, até o formato. Ficamos assustadas quando vimos pois na hora notamos que não era avião nem jato, como estamos acostumados a ver", relatou a empresária à reportagem.
ISS - De acordo com o pesquisador Henrique Acuri, do Clube de Astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), a ISS é uma evolução da Mir, o primeiro módulo de exploração espacial russo. O principal objetivo da ISS é estudar alguns fenômenos no espaço, com menor gravidade, que não são possíveis de serem estudados na superfície da Terra.
As passagens da ISS geralmente são visíveis entre 17h e 19h. A estação viaja a 27.700 km/h, completando 15,7 órbitas por dia, com duração de 90min. Porém, a estação não é visível todos os dias. "Pois sua órbita é senoidal, ou seja, em ondas, de modo que ela consegue cobrir toda a Terra em um período de 1 dia", explica o pesquisador.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.