Obra na Praça dos Imigrantes acumula lixo e frustra comerciantes
Depois de 22 anos sem reparos, revitalização começou e segundo quem trabalha na região está parada
As obras na Praça dos Imigrantes, conhecida como Praça do Artesão, mal começaram e já estão paralisadas na Capital. A construção acumula lixo e tem frustrado comerciantes, que aguardavam pela melhora do lugar, localizado entre as ruas Rui Barbosa, Barão de Melgaço, Joaquim Murtinho e Rua dos Imigrantes. A revitalização acontece após 22 anos.
No chão de terra, plástico, embalagens de comidas, restos de cigarro e copos descartáveis transformam o ambiente que antes era conhecido pelas feiras e lanchonetes. Aline Denise Rodrigues, de 40 anos, é vendedora nas proximidades da praça.
“Campo Grande é um lugar onde as obras sempre ficam inacabadas. Às vezes alguém vem lanchar acaba que vê a loja. Antes tinha uma feira e algumas exposições, eu acho que é legal e alguém pode estar perdendo por não ter mais esses eventos”. Aline comenta que gostava de ir à praça para comprar refrigerante e que agora é só terra e buraco. Ela também acrescenta que moradores de rua e dependentes químicos ocupam o lugar à noite e deixam o lixo.
A frentista Eliane Oliveira, de 39 anos, revela que o cenário está assim há duas semanas. “Só cavaram lá e vazaram, arrancaram tudo e não vieram mais. Achei que iam derrubar tudo e construir de novo”. A expectativa para entrega da obra é alta para Eliane.
"Muita gente que vem aqui pergunta o que é aquilo ali, porque está tudo quebrado. A gente achou que ia ficar bem bonito. Estamos esperando, um monte de gente aguardando."
Ela também lamenta o descaso com a obra. "Antes tinha sarau, lanchonete, é triste a situação. Tem umas pessoas que dormem perto, mas tem um guarda que espanta".
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Capital para esclarecer o porquê da paralisação e quando a obra será finalizada. Em resposta, a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que a obra foi paralisada para que fosse feita readequação no projeto, "tendo em vista que ao iniciar a retirada do piso verificou-se a necessidade de fazer o aterro para manter o nivelamento, importante para a execução da acessibilidade". Ela não respondeu qual é o prazo de entrega, tampouco quando a obra vai voltar a ser executada.
Revitalização - De acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), a revitalização contará com reforma dos estandes, novo calçamento do piso, substituição da rede elétrica, reforma dos banheiros e construção de mais outros dois, além de uma copa que irá atender às necessidades dos artistas que expõem suas obras no local.
O projeto inclui também adequações para acessibilidade nas rampas para pessoas com deficiência. Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo, disse que a revitalização da praça, além de atender as necessidades dos artistas, significa a preservação da memória cultural de Campo Grande.
“A reforma da Praça dos Imigrantes é importante tanto para a preservação da memória da nossa Capital, por se tratar de um local emblemático da nossa história, quanto para atender às necessidades dos nossos artesãos e garantir um espaço seguro e acessível para nossos visitantes”, afirmou.
*Matéria atualizada às 9h02, desta terça-feira(26) para acréscimo de nota retorno.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: