Orla Morena será inaugurada amanhã e cidadãos já utilizam e aprovam a obra
Amanhã (23) o prefeito Nelson Trad Filho inaugura a Orla Morena, considerada a maior do plano de revitalização da região central.
“A Orla Morena vai ser a praia da cidade, o parque linear do Cabreúva”, brincou o prefeito ao se referir com carinho a obra que mudou a aparência da região do bairro Planalto.
Segundo Trad Filho e o secretário de obras, João Antônio de Marco, a obra custou cerca de 10 milhões e o prefeito afirmou que os recursos foram buscados por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com uma contrapartida do município.
A principal intervenção foi no canteiro que divide as duas pistas da Avenida Noroeste. Antes eram os trens que passavam por ali. Com o contorno ferroviário, a área ficou abandonada.
Após mais de um ano para finalizar a obra, moradores da região e até quem mora um pouco mais longe, já aproveitam a área de lazer e a pista de caminhada da Orla Morena.
Transformada - Vagner da Silva Ribeiro, 19 anos, disse que mora na Avenida Júlio de Castilhos “depois do terminal”.
Logo pela manhã, ele aproveitou o dia de folga para ir de moto até o local praticar os esportes que mais gosta: skate e patins. “O lugar ficou bem estruturado. Vim umas três vezes, no final da tarde e de manhã. Não tenho muito tempo, e o que eu tenho uso para treinar um pouco aqui”. Além da pista de skate, a Orla Morena conta com quadra de esportes e estrutura para musculação.
Júlio Cezar de Moraes, 31 anos, é advogado e professor. É vizinho da Orla Morena e chama a obra de “maravilha”.
“Em termos de obra, está ótimo. A administração da cidade está de parabéns. Agora é manter o policiamento para evitar vandalismos”, disse ele. Júlio afirmou que ainda não teve tempo, devido ao trabalho, de aproveitar o que a obra oferece, mas que com o recesso de final de ano deverá ao menos caminhar pelo local, como já fazem diversos de seus vizinhos.
Vitor Rafael Vivegini, 16 anos, acabou de passar para o segundo ano do ensino médio. De férias, o garoto aproveita o dia no local. Mesmo sendo jovem, ele se lembra de quando a região ainda estava em abandono. “Eu moro aqui perto desde que isso aqui era um ‘matão’”, diz ele.
Vitor estava andando de skate, e disse que antes tinha que ir até o Parque das Nações Indígenas para praticar. O objetivo do projeto era valorizar a região central e resgatar a história da Capital, e além disso, já está proporcionando momentos de lazer ao campo-grandense.
A Orla tem 2,3 quilômetros de extensão. O evento de inauguração será na avenida Noroeste, às 19h, esquina com a rua João Azuaga, e contará com apresentação do músico Carlos Colman.