ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Paciente oncológica espera há 14 dias limpeza de cateter de tratamento

A manutenção ocorre a cada 45 dias no Hospital Regional e segundo ela, nunca ocorreu atraso na higienização

Lucia Morel | 25/04/2023 18:49
Hospital Regional no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Hospital Regional no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Há 14 dias, a pedagoga Julia Vitória Francisca de Moura, de 23 anos, espera limpeza de cateter implantado em seu corpo para receber medicamentos de quimioterapia. A manutenção ocorre a cada 45 dias no Hospital Regional e segundo ela, nunca ocorreu atraso nessa higienização. “Faço apenas a manutenção e a cada seis meses faço exames e consulta com a médica”, contou.

Ela está com o cateter há dois anos e há três começou quimioterapia para tratar leucemia mieloide aguda. “Foi difícil conseguir pois ele é caro”, disse a jovem sobre o equipamento que está acoplado próximo ao ombro, reforçando que “eu corro risco desse aparelho entupir e eu perder”.

Equipamento que está acoplado próximo ao ombro de Júlia. (Foto: Arquivo pessoal)
Equipamento que está acoplado próximo ao ombro de Júlia. (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo ela, o que disseram é que não tem agulha para fazer a limpeza e ela não sabe quando deverá conseguir fazer a higienização do cateter.

Em reposta, o HR informou que “o caso relatado já está sendo apurado”, sem detalhes de quando chegarão insumos. “Para garantir a privacidade e sigilo médico de quem busca por atendimento no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), não repassamos informações pontuais de pacientes”, finaliza a nota do hospital.

O HRMS disponibiliza canais de comunicação por onde devem ser encaminhadas reclamações e sugestões à Ouvidoria, por meio do telefone (67) 3378-2708 e do e-mail: ouvidoriahrms@funsau.ms.gov.br.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias