Pista cheia de buracos no Detran prejudica alunos que tentam tirar CNH
Órgão prometeu tapa-buraco emergencial e abertura de licitação para restaurar todas as vias
Buracos complicam as aulas e testes de quem busca habilitação de carro e motocicleta no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), em Campo Grande. Na manhã desta quarta-feira (15), condutores que deixaram a pista após o exame reclamaram da situação depois de cair nos buracos impossíveis de se desviar, em alguns trechos.
Eles contam que na hora da prova prática a pista esburacada é um problema maior para quem está nervoso e inseguro com o teste. Há buracos bem nos locais onde eles fazem a manobra chamada de baliza, que é sempre um desafio para quem está começando a dirigir. A estudante Lavínia Vilela, de 18 anos, acabou caindo em um buraco, mas conseguiu sair da situação durante o exame de moto.
“A roda da frente caiu no buraco próximo à faixa. Ninguém falou nada, os examinadores só ficaram olhando, mas eu consegui tirar, a moto não morreu e continuei. Há vários buracos, alguns com água da chuva, contei mais de seis buracos. Para quem tem segurança não atrapalha, mas para quem não tem experiência e vai fazer o exame depois de apenas quatro aulas, nervoso, acho que pode prejudicar”, comenta Lavínia.
Quando ela fez a prova para habilitação de carro, há uma semana, não percebeu buracos, mas nesta quarta-feira, a pista de carros também estava esburacada.
O estudante Matheus Vinício Soares da Silva, de 18 anos, também não teve problemas no exame de carro, mas hoje enfrentou os buracos na hora da prova para habilitação de moto.
De modo geral, a pista completa é boa, mas há pequenos trechos com vários buracos. Tem uns 20 metros esburacados. Eu já tinha treinado nessa pista, então hoje foi tranquilo, mas para quem vem nervoso, com certeza atrapalha, porque se frear em cima do buraco pode afogar”, relata Matheus.
O Detran informou, por meio de nota, que a pista ficou assim em função das chuvas que provocam o mesmo em toda a Capital, nas últimas semanas, e a situação será resolvida na próxima segunda-feira (20), pois o órgão conseguiu emergencialmente asfalto para tapar os buracos, mas o órgão planeja revitalizar todas as ruas.
“Será aberta licitação para contratar serviço para reparar todas as vias do Detran, não só da pista de exames. Por isso, optou-se por fazer, emergencialmente, esse tapa buraco na pista de exames, pois todo processo de licitação é demorado”, diz a nota.