Prefeitura abre seleção de empresas para dar cara nova à rua 14 de Julho
A Prefeitura de Campo Grande vai selecionar empresas para elaboração de projetos que vão dar cara nova à rua 14 de Julho, a principal via do Centro. Os projetos básicos e executivos de arquitetura, urbanização, paisagismo e infraestrutura são para requalificação urbana.
Dentro da proposta do “Reviva Centro”, lei que forçou a alteração das fachadas nas lojas da região central, estava previsto fiação subterrânea,alinhamento das calçadas e paisagismo. O prazo para que as empresas manifestem interesse vai até 18 de outubro. A seleção será baseada na qualidade e no custo.
A publicação animou os comerciantes, que reclamavam da paralisia das ações. “A fiação vai ficar para baixo do solo, vai ter iluminação moderna, possivelmente com led”, afirma o diretor da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e membro do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), Luiz Afonso Ribeiro Assumpção.
Ele enfatiza que o Centro precisa de ações urgentes. “Vai ficando cada vez mais difícil. Estão abrindo shopping, que oferecem conforto. Chega à noite, o Centro fica abandonado”, relata. Segundo o diretor, a intervenção na rua 14 de Julho servirá de piloto para revitalização do quadrilátero central. “Essa publicação já é um passo grande”.
Os recursos são provenientes de empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A empresa a ser contratada deverá entregar três produtos. O primeiro refere-se a um relatório contemplando os levantamentos, estudos preliminares, desenhos do cadastro levantado da via existente e estudo preliminar de arquitetura/ urbanização.
O segundo é referente ao projeto básico de arquitetura e urbanização, além de estimativa de custo da execução da obra para a aprovação da comissão responsável. O terceiro produto será composto dos projetos executivos, memoriais descritivos das especificações, perspectivas, vídeo, memórias de cálculo, composições de preços unitários e planilha completa do orçamento previsto para o empreendimento.
O prazo para conclusão e entrega de todos os projetos é de 150 dias consecutivos, contados a partir da emissão da ordem de início dos serviços.