Prender “pequenos” traficantes ajuda a reduzir outros crimes, diz delegado
Força-tarefa levou 6 para delegacia e objetivo é dar segurança para quem morava na região
Durante coletiva de imprensa no final da manhã desta sexta-feira (26), o delegado Hoffman D’Ávila destacou a importância da prisão dos “pequenos” traficantes para diminuir outros crimes em Campo Grande. Na madrugada de hoje, equipes das Polícia Civil realizaram mais uma fase da operação Saturação, que tem caráter permanente, na região da Vila Nhanhá.
À imprensa, o titular da Denar (Delegacia Especializada de repressão ao Narcotráfico) explicou que o tráfico “formiguinha” resulta no aumento de crimes contra o patrimônio e atrapalha a vida das pessoas que moram na região, que vivem com medo de assaltos.
“A população vem pedindo socorro e você retirando esses pequenos traficantes você consegue sufocar o tráfico doméstico. Porque eles ‘alimentam’ os usuários e fomentam outros delitos, principalmente os crimes contra o patrimônio. Eles ficam ali vendendo drogas na frente de crianças e idosos. Nós vamos voltar lá, a operação tem caráter permanente”, explicou Hoffman.
A ação foi coordenada pela Denar, mas contou com a participação de equipes da 1ª e 5ª delegacias de Campo Grande, além de guardas civis metropolitanos, do canil, Batalhão de Trânsito e PMA (Polícia Militar Ambiental) e resultou na abordagem de aproximadamente 90 pessoas e prisão de seis.
“Conseguis ainda chegar quarenta e oito veículos, verificar toda a documentação de doze estabelecimentos comerciais. Conduzimos três e autuamos três em flagrante por tráfico de drogas e ainda três com mandados de prisão em aberto. Eles estavam vendendo cocaína, maconha, na frente das crianças que muitas vezes já estão ingressando nesse mundo das drogas”, pontuou o delegado.
Ainda na ação foram apreendidos cinquenta pinos de cocaína e vários papelotes de maconha prontos para serem vendidos e aproximadamente R$ 500 em dinheiro. “É uma questão de saúde pública e a Polícia Civil faz parte dessa política. Esses usuários cometem furtos na região para alimentar o vício e gera insegurança na população. A operação mostra que eles não estão abandonados”, disse Hoffman.
O delegado também detalhou que as equipes ficaram nas ruas até por volta da 1 hora da madrugada e a maioria das pessoas que estavam no local eram jovens e homens. Dois abordados haviam acabado de sair do sistema prisional e quem quiser fazer denúncias pode procurar a Denar por telefone que o sigilo é garantido.
“Nós vamos verificar a procedência das informações e preparar as ações, porque ali tem que ter um cuidado maior. Sabemos como a região funciona. Eles ficam nas esquinas, escondem as drogas. Temos sempre que elaborar bem as abordagens para conseguir retirar esses traficantes de circulação e tentar aliviar o sofrimento e dar segurança para os moradores”, finalizou o delegado.
As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (67) 99995-6105 ou pelo telefone (67) 3345-0000.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.