Preso é flagrado ao cortar fio que bloqueia sinal de celular no presídio
Um preso, que não teve a identidade revelada, foi flagrado por volta das 10h deste domingo (2), ao cortar um dos fios que bloqueia o sinal de celular do prédio do Instituto Penal, que fica no complexo penitenciário de Campo Grande. A fiação elétrica fica no telhado.
O Campo Grande News, tentou contato com a Agepen (Agência Estadual de Gestão do Sistema Penitenciário), mas nenhuma das ligações foram atendidas. A informação é de que o preso chegou a levar choque, mas não teve ferimentos graves.
Na semana passada, várias medidas foram desencadeadas para desarticular as ações do PCC (Primeiro Comando da Capital) e evitar eventual motim com o corte do sinal no complexo.
Foram instalados dispositivos para o bloqueio, sem prejudicar a comunicação dos moradores da região. A intenção é evitar que os detentos articulem, por meio de telefone, crimes de dentro dos presídios.
Protestos - No mês passado, internos de diversas unidades prisionais do Estado também iniciaram um “movimento grevista” que pedia melhores condições dentro dos presídios.
Atividades como limpeza, estudos em salas de aula e atendimento jurídico foram suspensas pelos presos, que cobravam melhores atendimentos na alimentação, saúde e lotação das celas. Possíveis rebeliões também foram anunciadas.
Segundo os presos, o movimento era motivado por conquista de “direitos humanos”. Para as autoridades, o protesto era por causa dos testes que antecederam a instalação de bloqueadores de celulares.