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Capital

Sistema ruim e atendente sem preparo marcam início do saque do FGTS

Segundo Caixa, erros de cadastro seriam causa de impedimento para saque do FGTS

Anahi Gurgel e Ricardo Campos | 10/03/2017 16:35
Movimento tranquilo nas agências da Caixa na tarde desta quinta (09). Alguns trabalhadores não conseguiram sacar o dinheiro. (Foto: Ricardo Campos)
Movimento tranquilo nas agências da Caixa na tarde desta quinta (09). Alguns trabalhadores não conseguiram sacar o dinheiro. (Foto: Ricardo Campos)

Muitos trabalhadores que foram às agências da Caixa Econômica Federal em Campo Grande, nesta quinta-feira (09), sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de contas inativas tiveram seus planos frustrados. Se depararam com falhas no sistema, provavelmente ocorridas por erros de cadastro e que impediram o saque do benefício, além de atendentes despreparados, que não conseguiram solucionar o problema. 

A maior dificuldade foi relatada por quem tinha mais de uma conta inativa: o dinheiro não estava liberado para todas. 

Foi o que aconteceu na agência da Caixa localizada na esquina da avenida Afonso Pena com a Via Park. Nesta tarde, a movimentação era tranquila, sem longas filas nos caixas de auto-atendimento e nos guichês no interior da agência.

No entanto, para o operador de empilhadeira Gilberto Martins Gonçalves, 41 anos, sacar o FGTS foi bem mais tumultuado. Conseguiu sacar o dinheiro de apenas 2 contas inativas, de um total de 4 contas.

“Saquei justamente as contas que tinha menos dinheiro. A maior parte não caiu. Eu havia feito consulta na internet antes e estava tudo liberado para o saque. Na agência, me informaram diferente, que não estava autorizado”, conta.

Gerentes e outros funcionários tentaram descobrir os motivos da inconsistência dos sistemas, mas a transação não foi efetuada. O operador esperou que a situação fosse resolvida entre às 9h30 e 14h30, mas saiu de lá frustrado.

O incômodo teve ainda mais peso porque Gilberto está desempregado e iria usar o dinheiro para pagar contas. “Pegaram meus contatos e irão me avisar assim que descobrirem o que está acontecendo”, disse, desanimado.

Também teve problema para sacar o FGTS o motorista José Carlos Titorino, 60 anos. Por ter uma conta poupança na Caixa, o débito deveria ter sido automático.

“Quando fui sacar o dinheiro não estava lá e eu iria aplicar esse valor, fazer render. Não vou esperar para resolver. Voltarei outro dia para tentar resolver”, disse.

Casos semelhantes foram relatados por trabalhadores que tentaram sacar o FGTS em outras agências, onde os bancários também disseram “se tratar de uma situação nova e eles não receberam orientação para esses casos específicos”. Durante a tentativa de saque, o sistema informava estar em processamento.

Fachada da Caixa Econômica Federal na rua 13 de Julho, na região Central. (Foto: André Bittar)
Fachada da Caixa Econômica Federal na rua 13 de Julho, na região Central. (Foto: André Bittar)

Erros no cadastro - O superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Evandro Narciso de Lima, disse que esse tipo de problema não deveria acontecer. Ele garantiu que já foi feita transferência do dinheiro para todas as contas inativas de trabalhadores que possuem conta poupança e conta corrente no banco, inclusive para os que têm mais de uma conta inativa.

“Uma explicação para esse impedimento do saque seria a inserção de informações incorretas no sistema, tanto da parte do trabalhador quanto da empresa. Pode ter havido erro de digitação, por exemplo, de letras ou números, durante o cadastro para oficializar o vínculo empregatício", acredita.

Se for um erro de cadastro por parte do trabalhador, isso pode ser facilmente resolvido nas próprias agências, com os atendentes do banco. Caso seja inserção com erros por parte da empresa, que é quem abre a conta do FGTS, a recomendação é que o trabalhador faça contato com a contratante para que seja feita a correção.

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