UPA do Leblon é inaugurada e amplia capacidade de atendimento da região
Está sendo inaugurada nesta noite de segunda-feira (11), em Campo Grande, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon - bairro localizado na região sudoeste de Campo Grande.
O local, que teve as obras iniciadas em 2012 e foi duas vezes abandonado antes da retomada dos trabalhos há quase cinco meses, vai substituir o CRS Guanandi, localizado na avenida Manoel da Costa Lima.
"No CRS Guanandi atendia cerca de 800 pessoas por dia. A expectativa é que nesta nova UPA sejam atendidas até 1,5 mil pacientes diariamente", informa o chefe da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), Ivandro Fonseca.
A unidade vai abranger segunda a prefeitura 202 mil habitantes de 25 bairros da região onde está o Jardim Leblon. O prédio tem 1,7 mil m² e teve investimento de R$ 4,4 milhões - sendo R$ 2 milhões oriundos dos cofres do Ministério da Saúde.
Ao todo, a nova UPA terá 20 leitos, sendo quatro na sala de emergência. Entre os equipamentos do local, estão ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos, bombas de infusão, desfibrilador e eletrocardiógrafo.
Outros dois leitos são privativos, para pacientes que necessitem isolamento, enquanto que outros 14 serão divididos entre público masculino, feminino e infantil. O atendimento clínico, segundo a prefeitura, será feito por equipe multidisciplinar. Também haverá atendimento pediátrico e serviço de raio-X no local.
Além do secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, o prefeito Alcides Bernal (PP) também participa da inauguração da unidade (classificada como de Porte III, segundo critérios do Ministério da Saúde), ao lado de vários secretários municipais.