ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Vigilância teve 3,2 mil denúncias de comércios e 'multou' 55 vezes

Cenário corriqueiro é visto em Campo Grande, com aglomeração de quem vai curtir com os amigos em meio à pandemia

Izabela Sanchez | 10/06/2020 12:37
Bada Bar na Rua da Paz lotou no sábado (6) e no domningo (7) (Foto: Henrique Kawaminami)
Bada Bar na Rua da Paz lotou no sábado (6) e no domningo (7) (Foto: Henrique Kawaminami)

Na última semana, nas noites de sexta-feira (5) e sábado (6), ação da Guarda Municipal com e dos fiscais sanitários ocorreu em 20 bares onde os agentes encontraram lotação, descumprimento às regras municipais para evitar contágio do novo coronavírus. Em meio ao cenário corriqueiro de bares lotados em Campo Grande, mesmo com a pandemia e a proibição, 3.295 denúncias foram feitas à Vigilância Sanitária municipal entre os dias 19 de março e o dia 08 de junho.

As denúncias, segundo a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foram sobre estabelecimentos comerciais de modo geral, “serviços alimentícios e demais prestadores de serviços, no qual se enquadram bares e restaurantes”, porque as pessoas viram descumprimento dos decretos municipais.

A Prefeitura pede distanciamento das mesas e limite de pessoas, mas na prática, conforme mostrou matéria do Campo Grande News, isso não ocorre na maioria dos bares conhecidos da cidade. Com as denúncias e batidas, 55 “autos de infração”, uma espécie de multa, foram aplicados a esses locais.

“Foram expedidos 1.179 boletins de verificação e lavrados 55 autos de infração. Estes autos de infração são encaminhados para um setor de julgamento e a pessoa tem prazo de 15 dias para recorrer e posteriormente o processo será analisado para que seja definido uma sanção”, disse a nota enviada à reportagem pela Sesau.

Batidas – Comandante da Guarda Municipal, Anderson Gonzaga disse que as batidas devem ocorrer novamente nesta semana, a começar por esta quarta-feira (10), véspera de feriado, e citou locais como a Avenida Afonso Pena, a Rua Paraíba e a Rua Antônio Maria Coelho.

“No domingo houve o cumprimento, mas não sei se é por ser domingo ou se é devido à notificação e orientação. Dia de semana é mais tranquilo, o problema maior é sexta e sábado, muitos estavam na fila aguardando entrada”, disse o comandante. Anderson comenta que o horário de maior aglomeração se dá entre às 19h e 20h.

Festas clandestinas – Para o comandante, outro problema tem sido as festas clandestinas. Cerca de 60 pessoas foram flagradas na madrugada desta quarta-feira (10) em festa no Jardim São Conrado, em descumprimento ao toque de recolher e as normas de distanciamento social. No grupo, havia vários adolescentes com idade entre 16 e 17 anos.

Dois comerciantes, de 52 e 38 anos, foram citados no boletim de ocorrência como autores da festa. Um revólver calibre 38 foi encontrado, mas o dono da arma não foi localizado.

“Depois do toque de recolher, esses bares maiores trabalham com delivery, o problema tem sido as festas clandestinas, no final de semana 7 foram pra delegacia. Tem ocorrido em chácaras afastadas com aglomeração de até 200 pessoas. Em média 5 por semana, entre sexta e sábado, em todas as regiões”, esclareceu.

Nos siga no Google Notícias