Afetado por temporal, centro de testagem da covid-19 não funciona hoje
Danos causados à rede elétrica de Dourados atingiram o Pronto Atendimento Médico
Os estragos causados pelo temporal da tarde desta terça-feira (1º) afetam até mesmo os serviços de saúde em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Nesta manhã, a prefeitura anunciou que o atendimento no centro de testagem de pessoas com sintomas de covid-19 instalado no PAM (Pronto Atendimento Médico) está suspenso hoje.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade está sem energia elétrica após a rede de abastecimento sofrer danos durante a tempestade. Nos bairros e no centro, há cabos energizados arrebentados por árvores que caíram com a força do vento de quase 40 quilômetros por hora.
A chuva de 65 milímetros causou alagamentos em vários pontos da cidade. O sistema de escoamento da cobertura não resistiu ao volume de água e houve inundação em dezenas de estabelecimentos comerciais.
Até a loja da Havan, na Avenida Marcelino Pires, teve o telhado afetado pelo temporal. Em comunicado divulgado hoje, a rede de lojas informou não haver feridos e que os danos foram apenas materiais.
A água da chuva também invadiu a enfermaria do Hospital da Vida. Vídeos que circularam em redes sociais mostraram as goteiras sobre os pacientes. Segundo a prefeitura, os reparos no local começaram a ser feitos ontem mesmo.
A tempestade acompanhada pelo menos 11.071 descargas na área territorial de Dourados, segundo a Energisa, causou “graves danos” no sistema de iluminação da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
A Defesa Civil do município estima que pelo menos cem árvores caíram na cidade. Dez carros foram atingidos pelos galhos e troncos. O trabalho para remoção continua hoje e deve durar o restante da semana.