Após ataque de pitbull, criança passa por cirurgia na Santa Casa
Menor de idade sofreu ferimentos na bochecha e orelha direita na segunda-feira (18)
O menino de 4 anos que teve o rosto dilacerado após ser mordido por um cachorro da raça pitbull em Ribas do Rio Pardo, cidade situada a 98 quilômetros da Capital, passou por uma operação de enxerto nesta semana e se recupera na Santa Casa de Campo Grande.
Para a reportagem, o pai do menor descreveu o acidente no início da noite desta quinta-feira (21). Wagner Cillas de Moura Moreira, de 44 anos, é natural de Manaus (AM) e mora em Mato Grosso do Sul há quase dois anos.
Trabalho de segunda a sábado, no ramo da concretagem, e deixo meu filho com a babá. Na tarde de segunda (18), a babá foi buscar ele na creche por volta das 16h40. Voltando da escola, o cidadão que cria o pitbull deixou o cachorro amarrado na frente da casa dele".
O responsável afirmou que a criança teve a bochecha e orelha direita abocanhadas pelo animal. Aterrorizado, foi avisado por vizinhos e chegou ao local quando o menor já recebia os primeiros socorros.
"Estava desesperado, abracei ele, se acalmou mais, logo em seguida minha esposa chegou e então o médico mostrou as fotos junto com a transferência para a Capital", relatou.
Segundo o pai, o cachorro não tem cartão de vacina. O filho terá de passar por vários testes para saber se a mordida não transmitiu alguma doença. "Domingo ele tira a bandagem e aí vão dizer o que vai acontecer, mas a cicatriz vai ficar pra sempre".
Desde então, a família se desdobra para os cuidados do pequeno. "Cheguei aqui ontem, ele já tinha passado por uma cirurgia, tiraram uma parte da pele da barriguinha dele e fizeram um enxerto. Eu e minha mulher tivemos que abandonar nossos empregos. Consegui arrecadar, com ajuda de vizinhos, cerca de R$ 2 mil no dia da transferência, e agora temos cerca de R$ 5 mil de ajuda".
Histórico - O ataque aconteceu no momento em que a criança voltava da creche, pela Rua Braulino Nogueira da Silva, no Bairro Santo André, em Ribas do Rio Pardo. O animal ficou grudado na criança e quando o puxaram para que ele soltasse o menino, o lado direito do rosto do menino, próximo à orelha, foi dilacerado.
A criança foi socorrida até o Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues, mas devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande, onde passará por cirurgia.
Imagem da câmera de segurança mostra o dono do cachorro passeando pela rua com o animal amarrado em uma coleira, tempos depois do ataque. No vídeo que tem áudio é possível ouvir uma mulher falando “Você tem que parar com essa loucura”, gritando para o tutor do pitbull.
O dono do cachorro foi até a delegacia, acompanhado de um advogado, prestou depoimento e após assinar o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) foi liberado.
Um idoso também foi atacado pelo mesmo animal na madrugada de quarta-feira (20). Segundo informações da página do Instagram, Ribas Ordinário, a vítima teve ferimentos provocados por mordida no braço.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.