Após morte por coronavírus, uso de máscaras vai ser obrigatório em Paranaíba
Uso será obrigatório apenas no interior de prédios públicos e estabelecimentos comerciais
O uso de máscaras vai passar a ser obrigatório no interior de prédios públicos e estabelecimentos comerciais de Paranaíba, cidade a 422 quilômetros de Campo Grande. A medida deve ser publicada em decreto nesta terça-feira (28) após o coronavírus fazer a primeira vítima na cidade.
Nesta segunda-feira (27) a moradora Madalena Aparecida Ferreira, de 75 anos, depois de 18 dias internada por conta da doença. O município tem mais dois casos confirmados de covid-19.
Ainda segundo a secretária de administração do município, Janete Santos, amanhã (28) será feito a entrega oficial de 10 novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na Santa Casa da cidade.
“As medidas de higiene e distanciamento social permanecem conforme já foi disciplinado em decreto”, completou a secretaria. Outro fator preocupante para a administração local é o baixo índice de isolamento da população. Conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde apenas 46,8% dos moradores cumpre a quarentena na cidade.
Fatal - Internada no dia 9 de abril com síndrome respiratória já moderada, Madalena tinha comorbidades como diabetes e hipertensão, além de ser ex-fumante. Ela evoluiu para um quadro respiratório mais intenso e teve de ser entubada dois dias depois, quando precisou do auxílio do respirador mecânico.
Madalena recebeu doses de hidroxicloroquina (HCQ) e azitromicina (AZT), teve uma melhora, conforme os exames de raio-x comprovaram, mas não resistiu e morreu na madrugada de hoje. Com a morte de Madalena, o Estado registra nove óbitos por coronavírus. Ao todo, 238 casos foram confirmados em 21 municípios.