Assassino de ator, Cupertino tem pena reduzida por uso de documento falso em MS
Paulo Cupertino matou ator e os pais dele em 2019; em sua fuga, o assassino passou por várias cidades de MS
Paulo Cupertino Matias, de 54 anos, assassino do ator Rafael Miguel e dos pais dele, em 2019, teve pena reduzida no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). Ele foi condenado por tentar tirar o título de eleitor em Ponta Porã com uma identidade falsa.
Na condenação original, Paulo teria de pagar quatro salários mínimos e valor de 15 dias-multa com valor diário de 1/30 do salário mínimo, além de um ano de reclusão em regime aberto.
Alegando não ter dinheiro, pois está preso em no interior de São Paulo pelo crime de homicídio, portando não sem renda, além de não oferecer risco, pelo mesmo motivo, Cupertino pediu redução da pena.
O desembargador Carlos Eduardo Contar acolheu parcialmente os argumentos do réu e fixou a pena em dois salários mínimos e cinco dias-multa no mesmo valor.
Essa é o segundo relaxamento de sentença de Cupertino por usar documentos falsos. Em 2023 , Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou parcialmente o recurso da defesa dele e manteve sua condenação por falsificar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os desembargadores, no entanto, decidiram substituir sua pena de 2 anos de prisão nesse crime, em regime aberto, por medidas alternativas.
Passagem por MS – Em Mato Grosso do Sul, Paulo Cupertino Matias “nasceu de novo” como Manoel Machado da Silva. Ele conseguiu a nova identidade em Rio Brilhante – cidade a 161 km de Campo Grande e a 292 km de Eldorado, seu último paradeiro no Estado –, com base em documento apontado como de “falsidade absoluta” pela Justiça sul-mato-grossense.
A farsa sobre Manoel – que deixou muitas perguntas sem respostas sobre como um foragido tem coragem de ir a órgãos públicos em busca de documentos e o refinamento de não abrir mão nem de título de eleitor – começou a ruir em outubro de 2020. Ele foi reconhecido e denunciado depois que o nome falso foi divulgado.
Em Eldorado, deixou a lembrança de um homem vaidoso e “gente boa”, que frequentava uma barbearia, onde por R$ 50 fazia cabelo, barba e limpeza de pele.
Em frente ao Assentamento Floresta Branca, o sítio onde Cupertino morava é do piloto Alfonso Helfenstein, que já foi flagrado em Rondônia com 300 quilos de maconha.
No dia 27, ele esteve no aeroporto e há suspeita de que tenha dado fuga ao assassino numa aeronave. Alfonso tem mandado de prisão em aberto por tráfico, originário de Rondônia, e também está foragido. A ordem de prisão contra o piloto é datada de 16 de dezembro de 2018.
Triplo assassinato e captura – Rafael Miguel, 22 anos, e os pais, João Alcisio e Miriam Selma, foram assassinados a tiros no dia 9 de junho de 2019, em São Paulo. A família foi surpreendida por Cupertino ao chegar à casa da namorada do ator, filha do comerciante. O pai da jovem não aceitava o relacionamento.
Depois de se esconder em endereços no Brasil, Paraguai e Argentina, Cupertino foi preso em hotel no Jardim Mirian, na zona sul de São Paulo