Carro lotado de cigarro paraguaio é consumido pelo fogo na fronteira
Incêndio ocorreu nesta sexta-feira em estrada de terra de Zanja Pytã, na linha internacional
Fiat Uno lotado de cigarro paraguaio foi consumido pelo fogo na manhã desta sexta-feira (2) na linha internacional entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. O incêndio destruiu o veículo e a carga (veja o vídeo acima).
O carro foi encontrado em chamas em estrada de terra nos arredores de Zanja Pytã, povoado localizado ao lado do distrito de Sanga Puitã, no município de Ponta Porã.
Em entrevista à imprensa do Paraguai, o suboficial da Polícia Nacional Arnaldo Rojas disse que o Uno estava abarrotado com caixas de cigarro. Segundo ele, a principal suspeita é de que a carga fosse de contrabandistas, pois o cigarro era de marcas paraguaias e o carro seguia na direção do território brasileiro.
A polícia ainda não sabe se o incêndio foi causado por acidente ou se foi intencional. O suboficial lembrou que o contrabando prejudica a economia e a segurança da fronteira. Metade do cigarro consumido no Brasil é contrabandeado. Só em 2021, o país deixou de arrecadar R$ 10,2 bilhões por causa do contrabando de cigarro, segundo pesquisa do Ipec. (Colaborou Marcelino Nunes)