Apreendidos em depósito, produtos contrabandeados somam prejuízo de R$ 1 milhão
Garras encontrou depósito que distribuía cigarros na Capital; no local, veículos estavam lotados de produtos
Investigação realizada no Bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande, apreendeu mais de R$ 1 milhão em produtos contrabandeados na manhã desta quarta-feira (3). Conforme noticiado pela reportagem, o local era utilizado como depósito de cigarros oriundos do Paraguai.
No local, os produtos eram preparados para distribuição. "Esse depósito tinha uma estrutura organizada para escoar os produtos para o resto do País", disse o delegado Guilherme Scucuglia, do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubo a Banco e Assaltos e Sequestros), que coordenou a ação da Operação Hórus.
O imóvel fica na Rua Elias Nachif e é cercado por residências. No local, foram encontrados três veículos Kombi e dois SUVs do modelo Santa Fé lotados de cigarros, inclusive em compartimentos escondidos. Por serem emplacados no padrão Mercosul, a princípio não é possível saber a origem dos veículos. De acordo com o delegado, o Guarras está averiguando a informação.
A proprietária do local foi encontrada, segundo informou Guilherme Scucuglia. Ela afirmou ao Garras que desconhecia as atividades feitas dentro do imóvel. Vale ressaltar que não houve prisões nesta manhã porque o barracão estava vazio. Já os carros, foram apreendidos.
Todos os objetos foram encaminhados à Receita Federal para realização dos procedimentos de praxe.
Operação - Iniciada em maio de 2019, a Operação Hórus emprega 800 profissionais da segurança pública de forças estaduais e federais, no combate ao crime organizado, incluindo a entrada e saída de produtos de contrabando na fronteira terrestre do Brasil.
Além de Mato Grosso do Sul, a ação abrange os estados do Amazonas, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Amapá, Rio Grande do Norte, Acre, Rondônia, Pará e Rio Grande do Sul. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.