Em áudio, indígenas são alvos de racismo por bolsonaristas em bloqueio na BR-163
"São tudo petista essas imundícias, eles não estão nem ai, só querem nossas terras", diz áudio.
Indígenas do povo Guarani Kaiowa, nesta terça-feira (1), foram alvos de preconceito, discriminação, discurso de ódio e racismo em um áudio enviado através de aplicativo. O fato ocorreu no bloqueio da BR-163 entre Caarapó e Naviraí.
No áudio, o autor relatou sobre o trânsito que estava no modo 'pare e siga', ele disse ainda que o tempo de espera era de 30 minutos a uma hora. Momento em que fala que só não está deixando os "índios filhos da p***", passarem pelo local.
"São tudo petista essas imundícias, eles não estão nem ai, só querem nossas terras", diz áudio.
Em nota divulgada pela comunidade Guarani-kaiowá de Caarapó, os líderes repudiam o ato. "Repudiamos veementemente esses ataques racistas praticados pelos bolsonaristas e pedimos que as autoridades competentes estejam monitorando, vamos nos fortalecendo como indígenas, pois pertencemos quais à grande Nação", escreveu.
A nota ainda diz que os indígenas estão sempre lutando pelos seus direitos, e que no primeiro dia de protesto, os bolsonaristas já demonstram o quanto são incapazes de respeitar a democracia e aos povos originários.