Imasul alerta sobre risco de inundação em Coxim com cheia no Taquari
Nível de emergência deve ser atingido nas próximas horas, segundo instituto
Alerta desta tarde emitido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) coloca risco de elevação do nível do Rio Taquari em Coxim nas próximas horas e provocar inundações. Chuvas intensas nas últimas 72 horas já colocaram a calha próxima ao nível de emergência, que é de 500 centímetros.
Conforme o aviso de evento crítico, foi identificado que “nas próximas horas, poderá ser atingido o nível de emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à integridade humana.”
Nos últimos três dias, o volume de chuvas já chegou a 112,2 milímetros, o que já fez o nível se elevar a 495 centímetros. A cota de emergência é de 500 centímetros. “Ressalta-se que há previsões de chuvas intensas ainda hoje, conforme informação do Cemtec e pancadas de chuvas que se estenderão até dia 07/02, podendo provocar inundações no município de Coxim”.
O grande problema do aumento das águas do rio são enchentes nas casas de ribeirinhos, podendo desalojá-los. Ruas e pontes também podem ser tomadas, impedindo o tráfego de veículos e também de embarcações.
Conforme o aviso, o município deverá acionar e mobilizar a Defesa Civil imediatamente.