ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Ladário completa 246 anos de fundação nesta segunda-feira

O município tem 21.522 habitantes, de acordo com o IBGE, e está na região oeste do Estado

Por Murilo Medeiros | 02/09/2024 06:41
Imagem aérea do Pórtico da Base Naval, na entrada da cidade de Ladário (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Imagem aérea do Pórtico da Base Naval, na entrada da cidade de Ladário (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande, comemora hoje 246 anos de fundação. A cidade tem 21.522 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e está localizada na região oeste do Estado, no coração do Pantanal sul-mato-grossense.

As festividades começaram ontem (1º) e se estendem até o feriado de sábado. Hoje, às 16h, tem desfile cívico-militar, seguido de shows sertanejos. Nos próximos três dias, a partir das 19h30, a programação é religiosa: noite gospel amanhã, católica na quarta-feira, e de matriz africana na quinta-feira.

Na sexta-feira, às 18h, tem Encontro de Fanfarras. A partir das 20h, shows com artistas locais. No sábado (7), a comemoração se une ao Dia da Independência, com desfile cívico-militar de manhã e shows à noite.

Segundo o IBGE, Ladário foi fundada no dia 2 de setembro de 1778, quando o sertanista João Leme do Prado estabeleceu-se na região por ordem de Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, administrador da província de Mato Grosso. A partir de então, foram construídas moradias e plantadas lavouras. O povoado serviu de ponto de apoio para a instalação de Corumbá, que ocorreu 19 dias depois.

Ladário tornou-se município autônomo em 1953 e no ano seguinte ocorreram as primeiras eleições e a posse do primeiro prefeito. De acordo com a Prefeitura da cidade, a economia é baseada na pecuária, pesca, turismo e transporte de navegação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias