Mais quatro cidades decretam toque de recolher para conter coronavírus
Guia Lopes, Jardim, Bela Vista e Amambai anunciaram restrição à circulação das 20h às 5h da madrugada
Mais três cidades de Mato Grosso do Sul anunciaram neste sábado (21) que vão decretar toque de recolher no período noturno para tentar conter a proliferação do novo coronavírus. Amambai, na fronteira com o Paraguai, Guia Lopes da Laguna e Jardim, na região sudoeste, se juntam a Sidrolândia, Bonito e Porto Murtinho, que já tinham anunciado a medida ontem.
Em Amambai, a 360 km da Capital, o prefeito Edinaldo Bandeira (PSDB), que é médico, decretou toque de recolher das 20h às 5h “diante da gravíssima ameaça do novo coronavírus”.
De 23 de março até o dia 10 de abril, fica suspenso em Amambai o funcionamento de bares, casas noturnas, academias e comércio em geral, que deverão ser fechados para evitar o acesso do público.
Restaurantes, conveniências, lanchonetes, cafés e padarias poderão funcionar para entrega em domicílio ou para retirada nos locais, ficando proibido o consumo no local. O atendimento ao público nas agências bancárias também fica suspenso por 15 dias a partir de segunda-feira.
Edinaldo Bandeira também suspendeu o funcionamento de igrejas, clubes recreativos e desportivos, museu, bibliotecas e centro cultural. As medidas não se aplicam a mercados, açougues, postos de combustíveis, clínicas veterinárias e petshops, empresas de segurança privada, farmácias e centros de saúde.
Em Guia Lopes da Laguna, o prefeito Jair Scapini (PSDB) anunciou toque de recolher a partir de hoje (21) das 21h às 5h da madrugada. Também determinou o fechamento do atendimento público em bares e restaurantes e suspensão do transporte escolar. “Todas as medidas estão sendo adotar para resguardar a família de Guia Lopes da Laguna conta o Covid-19”, escreveu Scapini, em rede social.
Neste sábado, o prefeito de Bela Vista Reinaldo Miranda Benites (PSDB) assinou decreto determinando toque de recolher a partir de amanhã (22) das 20h às 5h e fechamento de lojas comércio em geral até o dia 5 de abril. Demais estabelecimentos que podem funcionar, como postos de combustíveis, farmácias e mercados, só podem manter atendimento até 20h. Os bancos terão de limitar o atendimento a quatro pessoas por vez.
Em Jardim, município vizinho de Guia Lopes da Laguna, o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB) anunciou que a partir de hoje está suspenso o transporte coletivo. Também determinou o fechamento do atendimento público de bares e restaurantes e toque de recolher das 21h às 5h.
Casas noturnas, feiras, congressos e todos os atrativos turísticos, hotéis, pousadas, albergues, pensões, casas de aluguel e flats também terão de fechar a partir de hoje. Bancos terão de limitar o atendimento a quatro pessoas por vez.
Guilherme Monteiro também proibiu, por tempo indeterminado, o transporte coletivo urbano e entrada no município de Jardim de ônibus, vans e qualquer outro meio de transporte de turistas. A partir de terça-feira (24), ficam suspensas todas as atividades do terminal rodoviário da cidade.