ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Pioneira no país a vacinar contra dengue, Dourados prorroga prazo da 1ª dose

Sem atingir meta de imunizar 150 mil pessoas, Dourados continua aplicando 1ª dose até 19 de maio

Por Helio de Freitas, de Dourados | 30/04/2024 09:38
Pioneira no país a vacinar contra dengue, Dourados prorroga prazo da 1ª dose
Aluno do Senac é vacinado contra dengue; prazo para 1ª dose vai até 19 de maio (Foto: Divulgação)

Sem atingir a meta de imunizar pelo menos 150 mil habitantes de 4 a 59 anos contra a dengue, o município de Dourados prorrogou até dia 19 de maio o prazo para a população tomar a primeira dose da vacina contra a dengue.

Hoje (30) seria o último dia para aplicação da primeira dose da vacina Qdenga, mas agora os douradenses que ainda não iniciaram a imunização têm mais 19 dias para procurar os locais de vacinação.

Com 243 mil habitantes e maior do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados foi a primeira cidade do país a fazer vacinação em massa da população contra a dengue. A imunização, através de parceria com o Laboratório Takeda Pharma, começou no dia 3 de janeiro deste ano, quando a vacina ainda não estava incluída no SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nota, a prefeitura informou nesta terça-feira que houve novo acordo da Secretaria Municipal de Saúde com o laboratório para a prorrogação do prazo para a primeira dose. Na rede privada, a Qenga é disponibilizada com preço médio de R$ 500,00 por dose.

O gerente do Núcleo de Imunização Edvan Marcelo Marques informou que profissionais da Secretaria de Saúde se reuniram ontem com representantes do laboratório para avaliar a situação e receberam a informação de que as doses necessárias para esse complemento estão garantidas.

“Mesmo com a força-tarefa das últimas semanas, a gente acredita que ainda tem muita gente que precisa ser vacinada em parcerias com empresas e entidades, além de pessoas que vinham se recuperando de outras doenças, como a própria dengue, e precisam de mais prazo para receber a vacina. O Laboratório Takeda sinalizou que poderia fornecer lote necessário para completar a imunização dessas pessoas”, explicou.

O prazo para tomar a segunda dose começou no dia 3 de abril e segue até o fim de agosto, quando se encerra também o prazo de validade das vacinas doadas ao município de Dourados.

A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira das 8h às 17hn, e na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico), com atendimento também aos sábados.

Nas próximas semanas, seguem as ações especiais para levar a vacina aos trabalhadores nas sedes das empresas, além de pontos de vacinação abertos ao público geral em supermercados, entidades religiosas e clubes sociais.

A prefeitura informou que até ontem, 72.882 douradenses tomaram a primeira dose. O número representa pouco mais de 48% da meta. O movimento antivacina e até notícias falsas de que a cidade serviria como "cobaia" da vacina têm atrapalhado a campanha em Dourados. Entretanto, a Qdenga está disponível no mercado há seis anos, oferecida em clínicas particulares. No ano passado, foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser incluída no SUS.

Edvan Marques lembra que várias regiões do país enfrentam epidemia de dengue e que, em Dourados, a população tem oportunidade de se proteger contra a doença. "A vacina está disponível, imunizante aprovado pela Anvisa, à disposição de quem tem de 4 a 59 anos de idade. Estamos com quase quatro meses de campanha e ainda não atingimos metade do esperado", afirmou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias