ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Interior

PMA encontra mil bois desnutridos, 50 mortos e dono de fazenda é preso

O proprietário foi detido em Campo Grande após quatro dias de investigações feitas pela PMA e Iagro

Por Mylena Fraiha | 08/09/2024 12:50

Na manhã deste domingo (8), a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Coxim identificou e prendeu o proprietário da fazenda onde dezenas de bovinos desnutridos foram encontrados mortos, na semana passada, às margens do Rio Taquari, entre Coxim e Rio Verde de Mato Grosso. Também foram encontrados mais de 50 mortos e cerca de 1 mil vivos, mas em condições visíveis de abandono e maus-tratos, muitos debilitados e incapazes de se locomover.

O proprietário, cuja identidade não foi revelada, foi detido em Campo Grande e conduzido à delegacia de Polícia de Rio Verde. A infração cometida prevê uma multa de R$ 3 mil por animal, aplicada diariamente enquanto a situação persistir, podendo somar mais de dois milhões de reais por dia. Já a pena pode variar de 3 meses a 1 ano de detenção, conforme a legislação.

De acordo com a PMA, a fazenda, localizada na região conhecida como Tupã, entre Coxim e Rio Verde, encontrava-se em estado crítico: abandonada, sem água, pastagens ou qualquer outro alimento para os animais, com a situação agravada pela seca severa dos últimos dias.

Durante a vistoria, os policiais ambientais tentaram socorrer alguns novilhos, fornecendo água de garrafas térmicas e retirando animais atolados em poças de lama. A operação contou com o apoio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e do MPE (Ministério Público Estadual).

Com os levantamentos concluídos pela PMA, a Justiça determinará a destinação dos animais, que poderá incluir o sequestro de bens do proprietário ou, eventualmente, a realização de um leilão para resolver a situação o mais rápido possível.

As ações de socorro aos animais continuam sob a supervisão dos órgãos competentes, enquanto a PMA se limita às medidas administrativas e ao encaminhamento do caso à Polícia Civil para as providências criminais necessárias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias