Psicólogo acusado de estuprar pacientes durante hipnose volta para cadeia
Operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Federal devolve Jorge Zacarias para atrás das grades

O psicólogo Jorge Zacarias voltou a ser preso nesta sexta-feira (7), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Uma operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Federal cumpriu mando de prisão do juiz da 1ª Vara Criminal da cidade. Ele estava foragido desde março, quando teve a prisão decretada.
O homem foi encontrado na residência em que mora, no bairro Jardim Maracanã, na região leste de Dourados e levado para Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).
A prisão ocorre por conta da denúncia de outra vítima do psicólogo. Ele responde por vários crimes de de estupros de vulneráveis. Os casos seguem em segredo de Justiça.
Vale lembrar que Zacarias chegou a ficar preso por três meses por ser acuado de estuprar uma paciente durante sessões de hipnose, em Fátima do Sul. Mas foi solto no dia 15 de dezembro do ano passado.
Denúncias de uma adolescente de 15 anos feitas em agosto de 2022 levaram a prisão do psicólogo. Após a repercussão do caso, outras 12 vítimas procuraram a delegacia para fazer novas acusações ao homem. O processo foi desmembrado e haverá uma audiência para cada vítima.
O caso - Formado em psicologia há 11 anos, Jorge Zacarias é acusado de abusar sexualmente das pacientes durante sessões de hipnose, uma de suas especialidades. Ele tem consultório no centro de Dourados e também atendia pela rede pública de saúde de Fátima do Sul.
O inquérito policial foi encerrado em outubro e o psicólogo indiciado por estupro qualificado, violação sexual mediante fraude e injúria qualificada. Somadas, as penas podem chegar superar 100 anos de reclusão.
Na fase de inquérito, o psicólogo se manteve em silêncio sobre as denúncias. Ele foi ouvido na delegacia no dia 3 de outubro, mas usou o direito garantido pela Constituição de permanecer calado. Como o processo está em sigilo, não foi possível apurar se ele negou ou admitiu os crimes na audiência de ontem.
Condenação anulada – Em 2015, Jorge Zacarias foi condenado por tentativa de estupro de outra paciente, mas a sentença de um ano e seis de reclusão foi anulada dois anos depois pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Casado e pai de dois filhos, Zacarias é estrangeiro naturalizado brasileiro e tem como especialização a hipnoterapia educativa (técnicas hipnóticas utilizadas como auxílio para tratamento de transtornos emocionais, físicos e psicológicos). Ele também é pastor evangélico.
(*) Matéria editada às 19h28 para acréscimo de conteúdo.