ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Saúde investiga 1ª possível transmissão comunitária em MS

Secretaria de Estado de Saúde investiga o caso e resultado deve sair amanhã (12)

Adriano Fernandes e Tainá Jara | 11/04/2020 18:44
Santa Casa de Paranaíba onde a paciente está internada. (Foto: CostaLesteNews)
Santa Casa de Paranaíba onde a paciente está internada. (Foto: CostaLesteNews)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) está investigando se a paciente, de 75 anos, que contraiu o novo coronavírus em Paranaíba, se trata do primeiro caso de transmissão comunitária em Mato Grosso do Sul. A idosa está internada em estado grave, na Santa Casa da cidade.

“Estamos investigando para saber quem a contaminou. Não se sabe ainda se se trata de um caso de transmissão comunitária, mas o resultado da investigação deve sair até amanhã”, comentou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende.

Em transmissão ao vivo da prefeitura do município, na manhã deste sábado (11), a secretária municipal de saúde Débora Queiroz, também não descartou a possibilidade de a paciente ter tido contato com pessoas que vieram por outro estado, onde há casos confirmados da doença.

O resultado positivo para coronavírus saiu no começo da noite de sexta-feira (10), em exame feito pelo Lacen (Laboratório Central). A paciente está isolada em uma ala especifica para o tratamento da Santa Casa.

As pessoas que tiveram contato com a idosa também estão isoladas, incluindo a filha, que é funcionária da Santa Casa do município, e manteve contato com a idosa durante o período de contagio.

A unidade de saúde, no entanto, não possui leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a paciente está entubada e utilizada estrutura disponível para internação.

O que é? A transmissão comunitária ou sustentada, diz respeito aos casos em que um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou. No português claro, é sinal que o vírus circula naquela localidade.

Paranaíba faz divisa com o estado de Minas Gerais e possui uma barreira sanitária.

Nos siga no Google Notícias