Saúde investiga 1ª possível transmissão comunitária em MS
Secretaria de Estado de Saúde investiga o caso e resultado deve sair amanhã (12)
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) está investigando se a paciente, de 75 anos, que contraiu o novo coronavírus em Paranaíba, se trata do primeiro caso de transmissão comunitária em Mato Grosso do Sul. A idosa está internada em estado grave, na Santa Casa da cidade.
“Estamos investigando para saber quem a contaminou. Não se sabe ainda se se trata de um caso de transmissão comunitária, mas o resultado da investigação deve sair até amanhã”, comentou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende.
Em transmissão ao vivo da prefeitura do município, na manhã deste sábado (11), a secretária municipal de saúde Débora Queiroz, também não descartou a possibilidade de a paciente ter tido contato com pessoas que vieram por outro estado, onde há casos confirmados da doença.
O resultado positivo para coronavírus saiu no começo da noite de sexta-feira (10), em exame feito pelo Lacen (Laboratório Central). A paciente está isolada em uma ala especifica para o tratamento da Santa Casa.
As pessoas que tiveram contato com a idosa também estão isoladas, incluindo a filha, que é funcionária da Santa Casa do município, e manteve contato com a idosa durante o período de contagio.
A unidade de saúde, no entanto, não possui leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a paciente está entubada e utilizada estrutura disponível para internação.
O que é? A transmissão comunitária ou sustentada, diz respeito aos casos em que um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou. No português claro, é sinal que o vírus circula naquela localidade.
Paranaíba faz divisa com o estado de Minas Gerais e possui uma barreira sanitária.