Temporal derruba mastro da Bandeira do Brasil, cartão postal de Dourados
Mastro de ferro de 20 metros caiu durante ventania de quase 70 km por hora
O temporal que atingiu Dourados na tarde desta quinta-feira (19) derrubou um dos principais cartões postais da cidade. O mastro de 20 metros que sustentava a Bandeira do Brasil, no trevo de acesso a Caarapó e Ponta Porã, caiu durante a chuva forte (veja o vídeo acima).
Há pelo menos uma década, a bandeira recebe quem entra na cidade pelas BRs 163 e 463. Apesar de se chamar “Praça Walter Guaritá Marquez” desde 2014, o local é conhecido como “Trevo da Bandeira”.
A chuva com vento forte começou por volta de 16h, mas o temporal atingiu seu pico às 16h13. Segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, nesse horário foi registrado vento de 69 quilômetros por hora, classificado como “ventania” na Escala de Beaufort.
Até 17h30, a estação agrometeorológica instalada na sede da Embrapa, na BR-163, havia registrado 71 milímetros de chuva, quase metade do esperado para o mês todo (146 mm) e acima dos 63 milímetros registrados do dia 1º até hoje.
Moradores relatam árvores caídas em todas as regiões da cidade, principalmente no centro. O vento também derrubou árvores na região da Matinha, na BR-463. Lojas do centro foram alagadas pela água que invadiu a calçada. Vídeos postados em redes sociais mostram alagamento até no Shopping Avenida Center.
Equipes da Defesa Civil Municipal continuam nas ruas, fazendo levantamento dos estragos. Até 17h, o Corpo de Bombeiros havia recebido quatro chamadas de quedas de árvores.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.