ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Interior

Temporal derruba mastro da Bandeira do Brasil, cartão postal de Dourados

Mastro de ferro de 20 metros caiu durante ventania de quase 70 km por hora

Por Helio de Freitas, de Dourados | 19/10/2023 18:03


O temporal que atingiu Dourados na tarde desta quinta-feira (19) derrubou um dos principais cartões postais da cidade. O mastro de 20 metros que sustentava a Bandeira do Brasil, no trevo de acesso a Caarapó e Ponta Porã, caiu durante a chuva forte (veja o vídeo acima).

Há pelo menos uma década, a bandeira recebe quem entra na cidade pelas BRs 163 e 463. Apesar de se chamar “Praça Walter Guaritá Marquez” desde 2014, o local é conhecido como “Trevo da Bandeira”.

A chuva com vento forte começou por volta de 16h, mas o temporal atingiu seu pico às 16h13. Segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, nesse horário foi registrado vento de 69 quilômetros por hora, classificado como “ventania” na Escala de Beaufort.

Até 17h30, a estação agrometeorológica instalada na sede da Embrapa, na BR-163, havia registrado 71 milímetros de chuva, quase metade do esperado para o mês todo (146 mm) e acima dos 63 milímetros registrados do dia 1º até hoje.

Árvore derrubada pelo vento no centro de Dourados (Foto: Hosana de Lourdes/Tudo do MS)
Árvore derrubada pelo vento no centro de Dourados (Foto: Hosana de Lourdes/Tudo do MS)

Moradores relatam árvores caídas em todas as regiões da cidade, principalmente no centro. O vento também derrubou árvores na região da Matinha, na BR-463. Lojas do centro foram alagadas pela água que invadiu a calçada. Vídeos postados em redes sociais mostram alagamento até no Shopping Avenida Center.

Equipes da Defesa Civil Municipal continuam nas ruas, fazendo levantamento dos estragos. Até 17h, o Corpo de Bombeiros havia recebido quatro chamadas de quedas de árvores.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias