ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

“Vale dos Dinossauros”, Nioaque celebra 133 anos de fundação

Cidade é uma das mais antigas do estado de Mato Grosso do Sul e tem uma população estimada de 13.794 pessoas

Idaicy Solano | 08/04/2023 07:42
“Vale dos Dinossauros”, Nioaque celebra 133 anos de fundação
Vista aérea da cidade de Nioaque. (Foto: Divulgação)

Nioaque celebra neste sábado (8) seu 133° aniversário de fundação. Cidade distante 179 quilômetros de Campo Grande, é uma das mais antigas do estado de Mato Grosso do Sul e tem uma população estimada de 13.794 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A história do município começa no ano de 1847, quando o sertanista Joaquim Francisco Lopes fez expedição com o objetivo de encontrar uma rota fluvial para ligar Mato Grosso ao Paraná.

Após longa viagem, a expedição colonizadora aportou na região do encontro dos rios Nioaque e Urumbeva. Em 1877, onde foi criado o Distrito de Nioaque e foi levado posteriormente à categoria de município no dia 18 de julho de 1890.

Lembranças da guerra - A cidade foi invadida duas vezes durante a Guerra do Paraguai, e se tornou um dos principais patrimônios culturais do Estado. Um canhão e Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna foram erguidos na praça central da cidade, para lembrar a história do município e do país e homenagear os soldados que lutaram pelo país.

“Vale dos Dinossauros”, Nioaque celebra 133 anos de fundação
Monumento na praça central da cidade e homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Paraguai. (Foto: Divulgação)

Vale dos Dinossauros - Logo na entrada do município, os visitantes podem se surpreender com o monumento de boas vindas, composto pela estátua de dois dinossauros e ovos junto ao nome da cidade. Na parte inferior anuncia: "Vale dos Dinossauros".

O vale pode ser visitado em uma fazenda da cidade, onde se observa rastros fossilizados de Abelissauro, espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período cretáceo, extintos há 65 milhões de anos.

A cidade ganhou a fama em 2015, após uma equipe de paleontólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciar a comprovação científica de pegadas de dinossauros na região, descoberta que teve os primeiros registros ainda na década de 1980.

“Vale dos Dinossauros”, Nioaque celebra 133 anos de fundação
Monumento na entrada da cidade faz alusão à descoberta histórica de dinossauros extintos na cidade. (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias