Por falta de equipamento atendimento ortopédico do HU é suspenso
O HU (Hospital Universitário) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) suspendeu o atendimento ortopédico de urgência a partir desta terça-feira (3). A suspensão foi comunicado à Sesau (Secretaria Municipal), informou o secretário da pasta, Leandro Mazina.
No documento o hospital atriubiu a suspensão a falta de um perfurador ósseo, equipamento utilizado em cirurgias e avaliado em R$27 mil.
De acordo com Mazina, para evitar a suspensão do serviço foi pedido o empréstimo do perfurador junto à Santa Casa, que não pode oferecer a ferramenta.
Para o secretário,a equipe técnica do HU informou que um novo perfurador foi comprado, mas só deve ser entregue na próxima semana.
"O que nos preocupa é o atendimento de cirurgias eletivas, já que os procedimentos se emergência são atendidos em sua maioria pela Santa Casa", detalhou.
A Santa Casa também foi comunicada na manhã desta terça-feira (3) pelo mesmo oficio da suspensão do atendimento. De acordo com o diretor clinico, Luiz Alberto Kanamura, hoje o hospital está com 79 pacientes internados na ortopedia e cinco profissionais trabalham no setor, dois no pronto socorro e três no centro cirúrgico.
“Fomos pegos de surpresa, comunicamos a Sesau e vamos continuar atendendo até a nossa capacidade se esgotar”, afirmou Kanamura.
O HU não se pronunciou a respeito da suspensão dos procedimentos ortopédicos.