Seminário destaca participação “política” dos jovens nas decisões do país
O Seminário de Políticas Públicas que está sendo realizado hoje na Capital, no auditório do Gran Park Hotel, destacou a participação política dos jovens nas decisões do país, com as manifestações e ações em combate corrupção e por mais transparência nos atos públicos.
O evento irá produzir o plano estadual da juventude e tem como meta forma um conselho da classe para que possam debater as principais reivindicações deste grupo.
Entre estas ações estão a inserção no mercado de trabalho, autonomia financeira, desenvolvimento da cidadania e fomento a sua criatividade, como no incentivo a jovens empreendedores.
“Eles já provaram que querem participar da política, querem ter acesso ao primeiro emprego e ter seu próprio negócio, este conselho poderá debater todos estes temas”, destacou o secretário estadual da Juventude, Herculano Borges.
De acordo com ele, a juventude está buscando mais conhecimento e quer se inserir nas discussões e políticas públicas promovidas pelo estado.
“Estamos propondo inovações, como os novos empresários e reserva de vagas para habitação, o caminho está certo e tem o incentivo do executivo”, apontou.
O governador André Puccinelli (PMDB) lembrou que hoje os jovens podem discutir os temas que desejarem e que na sua época vivia um Estado de recessão.
“Hoje existe liberdade de expressão e de imprensa, o jovem precisa participar da vida política do seu país e espero que os gestores municipais entendam a necessidade de se investir neste público”, afirmou.
André apenas ponderou que “liberdade” não quer dizer “libertinagem” e que muitos assuntos que antes eram “tabus”, hoje podem ser debatidos sem problemas.
“Vivemos em tempos melhores, aproveitem todas as oportunidades que tiverem, mas apenas não passem do limite, o governo fará a sua parte”, garantiu ele.