Consequências da audiência no rádio e TV regionais
PROGRAMA DE GOVERNO – Audiência a qualquer custo é o objetivo de alguns veículos da imprensa falada. Mesmo que o custo seja a ausência de qualidade. É discutível a falta de compromisso com finalidades da comunicação social. Principalmente o rádio, veículo mais próximo da população.
HÁ 14 ANOS – A ’94 FM de Dourados’ jura ser “há 14 anos a dona do primeiro lugar”. Sintonizar o dial da emissora por alguns minutos é tempo suficiente para entender os objetivos pessoais –e políticos- de seu diretor.
CUMPLICIDADE – Difícil esconder camuflagem de princípios quando o veículo é usado para finalidades e interesse de uma só pessoa; o proprietário. De olho na próxima campanha eleitoral em Dourados, o radialista Marçal Filho atira em programa popularesco. Ingredientes de receita de fácil digestão.
DOR DE OUVIDO - “Duzentas gramas”; “Acre é no Brasil?”. Um pouco do que o Repórter Bronca destila de ‘cultura’ no programa.
A QUEM INTERESSAR POSSA - “O Rádio é empreendimento de expressão e necessário para o desenvolvimento do país e da cidadania. A finalidade do rádio não é só tocar música como se poderia esperar”, conforme Bruno Peron Loureiro, no ‘Observatório da Imprensa’.
IMAGEM QUE FICA – Em Campo Grande a profissão de jornalistas é jogada numa vala não muito alvissareira, digamos assim, na falta de melhor adjetivo. Retransmissoras de redes de TV aplicam, sem constrangimento, na falta de cultura e compromisso com o telespectador. Audiência, a missão.
MAIS PALADINO – Diretamente das trincheiras do rádio, coronel pavimenta o caminho para aventuras e desventuras políticas. Assumindo que tem lado, já empunhou a bandeira da defesa de ações de segmento que comandou no Mato Grosso do Sul. Aposentadoria dos sonhos é a ordem do dia.
NOTA BOA – ‘Donos da Bola’, regional, comandada por Elson Pinheiro ganhou mais espaço na TV Guanandi. Não é por falta de apoio que o futebol local não volte a crescer.
NOTA BAIXA – Com time já escalado, BBB 16 está prestes a começar, pela rede Globo. Bom proveito.
VC NA COLUNA – Jornalista blogueiro douradense informa sobre resultados da falta que faz o ambiente de corredores legislativos de Brasília. Eterno candidato da cidade vive crises depressivas.