ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Antes da agricultura, o homem cuidou da espiritualidade

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/03/2023 08:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Na Mesopotâmia - atuais Iraque, Turquia e Síria - o homem criou a maior de todas as revoluções. Erigiu cidades, inventou a escrita, fez canais e barragens nos rios, criou a fiscalização ambiental, organizou o comércio inventado os pesos e as medidas, e fundou os primeiros tempos de comando de governantes. Mas isso não conta toda a história dessa época. Houve outra revolução, mental e cultural, a espiritualidade humana desabrochou. Esta é a história de Göbekli Tepe, o primeiro santuário da humanidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
7 mil anos antes das pirâmides.

Göbekli Tepe está localizado no topo de uma colina, no que é hoje a província de Urfa, na Turquia. É uma magnífica estrutura, construída há 11.500 anos atrás - sete mil anos antes das pirâmides egípcias. Ainda não havia cidades, nem escravos. Seus construtores estavam começando a deixar de ser nômades. O mais surpreendente, contudo, é o uso para o qual foi construído. Datando de 10 mil anos antes da Bíblia, Göbekli Tepe foi um santuário religioso.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Um belo santuário sem ferramentas de metal e sem rodas.

Os pilares de Göbekli Tepe foram dispostos em grandes círculos de até vinte metros de diâmetro. Cada círculo tem dois pilares adicionais em forma de "T", no centro, que parecem figuras humanas, com cabeças alongadas, corpos longos e estreitos. O mais alto mede 5.5 metros de altura. A construção exigiu o transporte de blocos de pedras maciças em uma época onde não existia a roda, nem ferramentas de ferro e muito menos de animais domesticados para o transporte de cargas. Descobrir Göbekli Tepe é algo tão inesperado como encontrar alguém que tivesse feito um avião 747 no porão de casa, usando um estilete.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Como na havia escrita, não há textos sagrados.

Como Göbekli Tepe é anterior à invenção da escrita, não há textos sagrados que poderiam lançar alguma luz sobre os rituais praticados no local. Os povos que visitavam esse santuário, em peregrinação, faziam-no por conta de um grande compromisso, pois o local foi construído longe de qualquer coisa. Lá não havia água. Também não encontraram restos de fogões ou de casas. Os peregrinos lá não viviam, apenas visitavam. E atraia nômades de até 100 quilômetros de distância. A espiritualidade veio primeiro.
Nos siga no Google Notícias