ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Em Pauta

Turismo na Antiguidade. O guia de viagem pelo Império Romano

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/01/2023 08:02
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nossa herança romana é vasta: aquedutos, estradas, irrigação, saúde pública, vinhos, banheiros, ordem pública.... e turismo. Os romanos prósperos viajavam por prazer de um lado para outro do imenso Império. O turismo, como o conhecemos, começou na Antiga Roma. Principalmente para admirar monumentos e usufruir da gastronomia regional.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Visitas assombrosas.

Puderam ver coisas assombrosas como o Farol de Alexandria e, na mesma cidade, o túmulo de Alexandre Magno. Também visitavam relíquias duvidosas como o imenso Templo de Atenas, em Rodes; o copo de Helena de Troia (que teria o tamanho de seu seio); a capa de Ulisses, em Esparta e os remos dos Argonautas. Chama a atenção as viagens turísticas à Foceia, na Anatólia, Turquia. Lá, visitavam a argila com que Prometeu moldou o primeiro homem.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Souvenir e pichações.

Os turistas romanos viviam as mesmas experiências dos atuais. Guias insistentes, hotéis de má qualidade, massificação e venda de souvenir por onde passavam. Parece que o mais adquirido era a pequena réplica do Partenon. Além do mais, faziam grafites nos monumentos. Há milhares delas em templos egípcios dos Vales dos Reis.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O luxo do turista romano.

Tal como nos dias atuais, existiam mapas para turistas. Via de regra, viajavam em carruagens e, surpreendente, levavam uma pequena privada individual. O romano turista viaja só com "o essencial": pelo menos 20 escravos, mensageiro, chefe de cozinha, barbeiro e assistentes. Vão conhecer - algo que se assemelha o turismo ecológico - os carvalhos de Dodona, um santuário grego. Também chama a tenção as viagens para comer um molho de peixes feito em Cartago Nova (a cidade que queimaram e depois reconstruíram) ou apreciar as bailarinas de Cadiz, na Espanha.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pouco sabiam das outras culturas.

Como o turista da atualidade, os romanos pouco sabiam sobre a cultura e costumes de outros países. Alguns romanos foram mortos por multidões ensandecidas de egípcios por terem chutado um gato. Também havia turismo dark, sombrio: iam até Esparta ver os açoitamentos dos jovens que ingressavam nas fileiras do exército dessa cidade. Estranhamente, nada se sabe sobre turismo sexual romano.

Nos siga no Google Notícias