Decisões para um futuro melhor
2014 chegando e muitas pessoas gostariam de ter um futuro diferente. Todas almejam melhorar a condição de vida, realizar seus sonhos, conquistar um novo emprego, formar uma família. Entre tantos planos, pouca gente percebe que são as ações do presente que determinam o futuro, seguindo a máxima “colhemos o que plantamos”. Para alguns, o futuro está sempre distante e sempre haverá tempo, já outros pensam que nada adianta fazer, uma vez que o destino de cada um já está traçado.
Umas das consequências mais importantes para aqueles que buscam a educação financeira é fazer a melhor escolha para seu futuro e perceber a ligação entre o hoje e o amanhã. Ou seja, entender que as escolhas de agora terão uma repercussão positiva, ou não, é primordial quando o assunto é dinheiro.
Para realizar sonhos é preciso se preparar. Muitos sonhos têm um custo e somente as pessoas que colocam esse custo no seu orçamento serão capazes de pagar o preço (literalmente) certo quando o momento chegar. Caso contrário, o sonho será apenas isso, um sonho.
É necessário compreender que um sacrifício hoje pode significar um prazer amanhã, mas vale saber também que um prazer agora não deve acontecer se causar um grande prejuízo. O equilíbrio é o mais importante. Nas decisões financeiras, o tempo é um fator crucial. É ele quem amplia a repercussão das boas decisões tomadas no presente, além de aprofundar as consequências das más decisões, ou escolhas erradas. Por isso lembre se, em 2014 coloque seu foco em “realizar sonhos”, e não apenas sonhar.
(*) com informações de blog mercantil
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.
(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com