As principais causas do mau hálito
O mau hálito é um problema comum que afeta muitas pessoas em seus mais diferentes momentos da vida. E ninguém gosta ou quer ter. Mas ele aparece, e em situações muitas vezes constrangedoras.
Entender o que pode causar mau hálito é a primeira coisa a fazer para ficar longe dele. Até porque ele pode ser o sintoma de problemas de saúde mais sérios, além de uma má higiene da boca. Segundo a Associação Brasileira de Halitose, mais de 90% dos casos têm origem na cavidade bucal. Além disso, a entidade destaca que existem mais de 60 causas para um hálito ruim.
Sete causas do mau hálito
Alguns alimentos podem causar mau hálito
Alimentos como cebola, alho, laticínios como queijo e leite, peixes, azeitonas, especiarias e outros. Esses alimentos têm substâncias químicas que ajudam a estimular o problema. No caso da cebola, a culpa é dos seus compostos de enxofre.
E essa lista é mais longa, o que só reforça a importância da escovação regular, com o fio dental e o raspador de língua.
Tabagismo, sempre ele
O tabagismo é uma das principais causas para esse problema, deixando um odor forte na boca e até no corpo. Isso vale tanto para cigarros convencionais e eletrônicos como para charutos.
E o que causa mau hálito em fumantes é o ressecamento que a fumaça provoca na região bucal. Esse tipo de problema inibe a formação de saliva, que ajuda na proteção da boca contra bactérias.
Higiene oral ruim
Se você quer viver com bafo, um jeito de começar é descuidar da sua higiene bucal.
Isso porque deixar de cuidar da sua boca favorece a maior proliferação de bactérias que causam esse problema.
Afinal, não escovar os dentes, deixar de passar o fio dental e nem ligar para o raspador de língua é o mesmo que deixar a sua boca cheia de resíduos de alimentos.
E sua decomposição, pela ação bacteriana, libera o mau cheiro que acaba tomando conta da sua boca. Sem esquecer que isso também aumenta as chances de doenças bucais.
Gengivite e periodontite
Sim, essas são duas doenças que causam mau hálito. Elas começam com inflamações na gengiva, que acabam evoluindo para quadros mais graves por falta do devido cuidado.
É quando o odor desagradável do mau hálito acaba complementando o quadro.
A cárie dental
A cárie, um dos resultados da deterioração do esmalte dos dentes, pode ser um dos motivos do mau cheiro na boca.
Isso porque a cárie contribui para o acúmulo de restos de alimentos, o que, por sua vez, favorece sua decomposição pela ação das bactérias, o que causa mau cheiro.
Boca seca
Boca seca é baixa produção de saliva que pode deixar a boca com "bafo de onça". Afinal, a saliva ajuda a defender sua boca e até a limpá-la, removendo as partículas de alimentos. Sem a produção suficiente de saliva, as condições ideais para o temido bafo aumentam.
Condições médicas
Por fim, existem algumas condições médicas que também contribuem para deixar a sua boca com hálito ruim. E muitas estão relacionadas a infecções em outras partes do seu corpo, como no sistema respiratório e nos seios nasais, como a sinusite.
Isso acontece por causa do acúmulo de muco, que contribuiu para a proliferação de bactérias.
O refluxo causa mau hálito também. Isso acontece quando os ácidos estomacais liberados pelo estômago voltam para o esôfago, resultando em um odor desagradável e forte.
Mas como eliminar o mau hálito? E de verdade?!
Agora, vem a parte de como eliminar o mau hálito. O primeiro passo, como você já viu, é manter a rotina de higiene bucal. Além disso, é muito importante não esquecer de escovar a língua para reduzir as bactérias. E, lógico, sempre conte com o(a) dentista para ajudar nessa luta contra o bafo!
Gostou dessas informações? Então compartilhe e, em caso dúvida, me mande um direct no meu Instagram @drmarcopolosiebra que terei maior prazer em te ajudar.
Até o próximo vídeo.
(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.