ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 29º

Momento Saúde Bucal

Por que sentimos barulhos no ouvido ao mastigar?

Marco Polo Siebra (*) | 28/06/2023 14:49

Hoje vamos falar sobre um assunto muito comum e que gera dúvidas em muitas pessoas: por que sentimos estalos e barulhos na região do ouvido quando fazemos movimentos de mastigar ou abrir e fechar a boca? Vamos aprender juntos sobre essa curiosidade que acomete homens e mulheres e que pode surgir em qualquer momento da vida.

Antes de entrarmos no tema, precisamos ter uma pequena noção da estrutura anatômica do maxilar e da mandíbula. A articulação temporomandibular, ou ATM, é uma junta que conecta a mandíbula ao osso temporal do crânio. Essa articulação é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca, assim como mastigar e falar.

Os estalos e barulhos que ouvimos geralmente estão relacionados à ATM. Quando você faz a movimentação de abrir e fechar a boca, a mandíbula desliza, e um disco de cartilagem situado entre o côndilo da mandíbula e o osso temporal. Esse disco pode ficar deslocado ou enroscar-se durante a movimentação, causando um click que escutamos. Agora sim, falaremos sobre os motivos que levam uma pessoa a escutar estalos e barulhos na região da ATM.

É importante ressaltar que ter estalos na ATM não significa, necessariamente, que você possui um problema. Estalos e barulhos ocorrem com frequência e nem sempre exigem tratamentos complexos. Porém, em alguns casos, podem indicar uma condição chamada "desordem temporomandibular" ou DTM. A DTM ocorre quando existe disfunção na articulação ou nos músculos que controlam a mandíbula. Existem diversos fatores que podem levar ao desenvolvimento de DTM, incluindo problema de má oclusão, genética, uso excessivo da musculatura facial como o chiclete, estresse e hábitos de ranger os dentes.

As desordens temporomandibulares, além dos estalos, podem causar dores e desconforto na face, dor de cabeça e dificuldade para mastigar. Em alguns casos, pode haver limitação ou travamento na abertura da boca. A dor das DTMs é geralmente temporária, mas necessita uma avaliação de um dentista para evitar a piora do quadro.

A boa notícia é que existem várias maneiras de diminuir os estalos e barulhos e prevenir a DTM. Algumas dicas são:

1. Ter uma dieta equilibrada e evitar alimentos muito duros ou pegajosos.

2. Praticar exercícios para melhorar o tônus muscular do rosto e do pescoço.

3. Realizar técnicas de relaxamento facial e controlar o estresse.

4. Evitar esforços desnecessários na mordida, como segurar objetos com os dentes.

5. E, é claro, visitar regularmente o dentista para uma avaliação adequada da sua mordida.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as razões dos estalos e barulhos que podemos ouvir ao mastigar ou abrir e fechar a boca. E sobre ATM, DTM e principalmente a importância de ir ao dentista de sua confiança.

E ai gostou dessas informações? Se ficou alguma dúvida me manda um direct no meu instagram @drmarcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Até o próximo vídeo!

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias