ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 21º

Momento Saúde Bucal

Conselhos da Odontologia são contra o ensino a distância

Marco Polo Siebra (*) | 15/03/2023 09:51

Olá pessoal! Hoje gostaria de trazer para vocês uma polêmica envolvendo o MEC (Ministério da Educação), o CFO (Conselho Federal de Odontologia) e os CROs (Conselhos Regionais de Odontologia), conselhos regionais ficam em cada estado do Brasil.

Mas vamos lá, foi publicada em setembro de 2022 e alterada no último dia 08 de março de 2023 a portaria do Ministério da Educação (MEC), que institui grupo de estudos para subsidiar a regulamentação na oferta de cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia na modalidade de educação a distância (EAD).

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais, reiterando o posicionamento já adotado por diversas vezes, se mantêm contra a modalidade de ensino a distância (EAD) em Odontologia. Para o CFO, é imprescindível a integração teórica e prática entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade.

Preocupado com a formação do profissional, o Conselho tem combatido o tema e se vê, agora, com a oportunidade de deixar claro os motivos pelos quais o curso de Odontologia não se enquadra na menor possibilidade de ser ministrado a distância.

O EAD pode comprometer a qualidade da formação dos profissionais da saúde, especialmente na Odontologia, gerando risco de prejuízo da qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, a abertura desenfreada de novos cursos de Odontologia, em qualquer das modalidades, gera uma instabilidade no mercado, precarizando as relações de trabalho, desvalorizando a profissão e principalmente colocando em risco e trazendo prejuízos à população.

Nesse sentido, o CFO e os CROs se comprometem a continuar lutando principalmente contra a abertura de novos cursos em Odontologia e, também, contra a autorização de cursos na modalidade ensino a distância.

Para o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, a defesa e valorização da Odontologia começam no sistema de ensino e formação profissional.

E agora eu pergunto para vocês: o que vocês acham disso? Vocês são favoráveis que a Odontologia seja cursada a distância? Sinceramente acho isso um absurdo. Na nossa faculdade de Odontologia de 5 anos de curso, os alunos já saem despreparados para a realidade do mercado de trabalho, imagine se for a distância, vai ficar bem pior.

Mas gostaria de ouvir as opiniões de vocês, me mandem um direct no meu Instagram @marcopolosiebra e comentem sua opinião.

Muito obrigado e até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.


 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias