Seis dicas para ter os dentes pelo resto da vida
Olá, pessoal! O mês de março chegou, estamos no terceiro mês de 2023 e gostaria de te perguntar uma coisa.
Como está a sua saúde bucal?? Está indo com regularidade ao seu dentista? Está com sangramento na gengiva quando passa o fio dental ou quando escova os dentes? Como estão seus dentes?
Muitas vezes com o corre-corre da vida deixamos em segundo plano a nossa saúde bucal.
Esquecemos que a saúde começa pela boca. Esquecemos ou nem sabemos que é muita mais eficiente e barato fazer a prevenção.
Não é normal perder dentes ou ter problemas nos dentes. Pode ser comum, mas não é normal. Por isso a prevenção é extremamente importante, pois a prevenção é você ir ao dentista antes do problema instalado.
Como odontogeriatra gostaria de passar umas dicas de como chegar à terceira idade com todos os dentes na boca.
Primeira dica: ter consciência que na saúde e principalmente na boca a prevenção é muito mais eficiente.
Segunda dica: ir ao dentista regularmente, de 6 em 6 meses no mínimo, na verdade quem determina esse retorno é o seu dentista de acordo com a sua necessidade.
Terceira dica, fazer a higiene bucal da forma correta, e quando digo isso é entender que a higiene bucal é passar o fio dental, depois usar a escova de dente e finalizar com o raspador de língua. Mas quem tem que te orientar sobre isso é seu dentista, ok?
Quarta dica: nunca, mas nunca mesmo, dormir sem fazer a higiene bucal correta, sem negligenciar nenhum passo. A higiene bucal antes de dormir é a mais importante.
Quinta dica: sempre que tiver um desconforto na boca procurar de forma imediata o seu dentista. Não deixe para depois ou muito menos fazer a automedicação. Isso mascara a causo do problema, que em um primeiro momento era simples e que depois da automedicação evolui para algo mais grave.
Sexta dica: sempre procurar deixar a boca em ordem, não fique com falhas de dentes, não fique com um dente quebrado, não aceite uma gengiva sangrando, pois isso sempre vai piorar e sempre vai ficar mais caro para tratar lá na frente. Converse com seu dentista e se planeje para fazer a sua reabilitação de forma gradual. Mas nunca deixe para depois, pois o depois vai ser mais caro.
E aí, gostou dessas dicas? Tem alguma duvida? Qualquer coisa me mande um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que eu terei o maior prazer em te responder.
Até o próximo vídeo.
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.